Educação

Livro traz coletâneas com três resgates da pedagogia

Ciência que trata da educação e estuda os problemas relacionados ao aprendizado, a pedagogia tem hoje de lidar com a inserção das novas tecnologias no processo de ensino. Da necessidade de compreender como o docente pode tirar proveito desses recursos e os seus impactos na formação dos alunos surgiu o livro “Vozes da Pedagogia: da formação docente às tecnologias”, resultado da junção de pesquisas de 13 professoras e um professor do curso de Pedagogia da Uninter.

Em nove capítulos, são abordadas as dificuldades e desafios na formação docente, o papel da tutoria, reflexões sobre a Pedagogia entre outros assuntos. A coletânea conta experiências vivenciadas pelos professores e tutores do curso na educação, algo que, segundo a diretora da Escola Superior de Educação da Uninter, Dinamara Machado, representa três grandes resgates.

“Em primeiro lugar é o resgate da própria profissão de tutor como professor. O segundo, é professores que trabalham com a ciência da educação, que é a pedagogia, fazendo história e escrevendo sua história”, diz Dinamara, coautora do livro. Para a diretora, um terceiro fator muito significativo é a anunciação das professoras enquanto pesquisadoras e escritoras.

“Muito importante é o crescimento para vida delas enquanto pesquisadoras. Para muitas foi o primeiro capítulo de livro que escreveu, então é uma anunciação para um momento futuro. E também vão servir de inspiração para os inúmeros professores tutores que estão lá dentro da escola superior de educação”, afirma.

Para a professora do curso Cristine Benvenutti, a discussão apresentada no livro é de extrema relevância. “Enquanto formadores é importante e atual trazer a discussão para o meio acadêmico. Como nós professores estamos atuando tanto em sala de aula como com alunos a distância, com o papel de tutores, nada melhor do que atrelar a nossa formação docente as tecnologias que hoje estão adentrando todos os espaços”, diz a professora que também teve participação no livro.

Também contribuíram para a publicação as professoras Sônia de Fátima Radvanskei, Cláudia Sebastina Rosa da Silva, Márcia Regina Mocelin, Gisele Cordeiro, Gisele Otto, Karlla Tathyanne Coelho, Marjorie Wilt Pereira, Deisily de Quadros, Kellin Cristina Melchior Inocêncio, Claudia Sebastiana Rosa da Silva, Daniela Belter Ferreira Ceni, além do professor Wilson Silva.

O livro pode ser adquirido clicando aqui.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Letícia Costa - Estagiária de Jornalismo
Edição: Mauri König
Créditos do Fotógrafo: Letícia Costa - Estagiária de Jornalismo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *