Terapia da “Constelação familiar” ajuda as pessoas a lidar com as emoções

Ana Caroline Paulino – Estudante de Jornalismo

O psicoterapeuta alemão Bert Hellinger começou a construir a partir da década de 70 o método terapêutico denominado “Constelação familiar”. O método consiste em observações dos padrões de comportamento que se repetem nas famílias e grupos familiares ao longo de gerações.

Essa técnica de terapia, que usa abordagem do inconsciente, foi apresentada pela psicanalista e psicopedagoga Rosimar Monção em palestra no polo da UNINTER em Formosa (GO), neste mês de outubro.

De acordo com a teoria de Hellinger, cada pessoa tem uma identidade com seus antepassados, boas ou ruins. As pessoas nascem em uma família cuja história já vem sendo escrita. Cada história não começa com o nascimento, ela traz uma herança emocional.

Durante várias gerações podemos repetir um padrão de comportamento e sentimentos dos nossos antepassados por amor inconsciente. A método terapêutico de Hellinger busca localizar inconsciente e romper o padrão de comportamento quando ele se torna um problema.

Quarenta e cinco pessoas, entre alunos, professores e convidados da comunidade, participaram da palestra realizada gratuitamente e desenvolveram atividades práticas desta terapia. O objetivo foi ajudar o público a se conhecer melhor e a lidar com suas emoções de maneira mais saudável.

“Quando resolvemos nossas questões internas com os nossos familiares, ficamos abertos e melhores para lidar com situações do dia a dia. Então, a palestra nos ajudou a resolver questões com a mãe, com o pai, para que a gente possa ser uma pessoa melhor. Para isso, precisamos resolver as questões que nos impedem de seguir adiante, e a palestra nos ajudou a entender isso”, avalia a gestora do polo da Uninter em Formosa, Geizibel dos Santos.

Edição: Mauri König

 

Incorporar HTML não disponível.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *