Temos vagas para voluntários e bolsistas de iniciação científica

Autor: Nayara Rosolen - Estagiária de Jornalismo

Estão abertas as vagas para as pesquisas do Programa de Iniciação Científica (PIC) deste ano, vinculadas aos cursos Uninter que têm projetos em andamento. As inscrições, iniciadas no dia 15.dez.2020, se estendem até o dia 19.fev.2021 para alunos da Uninter e de instituições externas, sejam candidatos a bolsistas ou voluntários.

De acordo com o edital nº 08/2020, publicado no último mês de dezembro, o objetivo do programa é “viabilizar a produção do conhecimento e o desenvolvimento de habilidades, possibilitando a iniciação do aluno de graduação na pesquisa. Ao mesmo tempo em que aprende a utilizar o método científico, o aluno estará habilitado a empregar as técnicas de pesquisa e a desenvolver uma atitude crítica e reflexiva”.

A professora Gisele Cordeiro, que é coordenadora da área de Educação da Escola Superior de Educação da Uninter e orientadora do projeto “Vozes da Pedagogia”, explica que os grupos de pesquisa são uma oportunidade para que os estudantes adquiram maior experiência nas áreas em curso. “A pesquisa é um grande instrumento na construção do conhecimento dos alunos, a fim de contribuir na construção da aprendizagem”, complementa a docente.

Nem mesmo os grupos que tentam desacreditar a ciência e negar a importância das pesquisas têm sido capazes de desestimular os estudos e a divulgação de informações seguras para a sociedade. Gisele lembra que os professores e cientistas lutaram pela mudança do pensamento negacionista ao longo de toda a história e que os resultados positivos aparecem “aos poucos”.  “Não desistimos nunca na luta por uma educação de qualidade. E a pesquisa proporciona isso”, afirma.

Para participar, os candidatos a bolsistas precisam estar matriculados em um curso de graduação e terem sido aprovados no primeiro período, sem qualquer pendência acadêmica ou financeira. Não podem estar no último período e devem cursar área relacionada ao tema de estudo. Precisam ter disponibilidade de 20 horas semanais para se dedicar à pesquisa, caso recebam 100% da bolsa, e 10 horas semanais para bolsa de 50%. Além disso, não podem ter benefícios financeiros, como PROUNI, FIES e Educa Mais.

Já os candidatos a voluntários não recebem auxílio financeiro, mas ganham ao final um certificado de atuação no PIC com carga horária de 80 horas, e têm seu nome incluso na divulgação dos resultados do projeto. Cada pesquisa pode contar com até 10 estudantes voluntários, selecionados pelos orientadores. Podem estudar em qualquer modalidade e residir em qualquer região, visto que toda a produção da pesquisa acontece virtualmente.

Poliana Almeida, estudante do último ano de Jornalismo da Uninter, participou do PIC por dois anos. Em 2018, primeiro ano da graduação, pesquisou o “Teatro no Jornal Nicolau: representações do drama brasileiro”, e em 2020 abordou o tema “Aceita, atura ou surta: a representatividade de pessoas trans na mídia brasileira”. A graduanda conta que foi através da pesquisa que acabou se “apaixonando ainda mais” pela profissão da comunicação.

“Essa experiência foi muito enriquecedora para me dar a certeza de continuar estudando, pensando no mestrado, nesse caso. Além disso, foi graças a essa oportunidade de integrar um grupo de pesquisa que descobri que é possível pesquisar o que gosto, que tenho mais facilidade”, salienta Poliana.

Todos os grupos de pesquisa disponíveis e formulários para inscrição, junto com as demais informações sobre o PIC, estão disponíveis no edital do programa, neste link. Acompanhe os prazos e atualizações através da página Pesquisa Uninter.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Nayara Rosolen - Estagiária de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro


12 thoughts on “Temos vagas para voluntários e bolsistas de iniciação científica

  1. Olá! Gostaria de saber para quando estão previstas as próximas incrições. Haverá vagas na área de Letras? Em que local posso obter maiores informações?
    Curso Bacharelado em Letras na Uninter e tenho grande ingeresse em participar dessa experiência!
    Obrigada!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *