Ano começa com 4 novas edições de periódicos científicos da Uninter

Autor: Nayara Rosolen - Estagiária de Jornalismo

As produções e publicações de periódicos da Uninter não foram comprometidas por causa das mudanças que o último ano trouxe. Os cadernos e revistas científicos, que já funcionavam por meio de um sistema virtual, tiveram suas rotinas mantidas. Só neste primeiro mês de 2021, quatro publicações foram realizadas.

A coordenadora de pesquisa e publicações acadêmicas, professora Desiré Dominschek, ressalta a importância destas publicações periódicas para a disseminação da ciência. “É o espaço para divulgação de resultados das pesquisas desenvolvidas na IES por professores e alunos. E também é a expressão de pesquisas realizadas no Brasil, pois recebemos artigos de diferentes estados e de diferentes instituições”.

O Centro Universitário conta, até o momento, com sete cadernos e oito revistas. No primeiro caso, são aceitas submissões de artigos de estudantes de cursos da graduação e especialização da Uninter e outras instituições. Já as revistas publicam pesquisas de mestres e doutores.

 Publicações de janeiro de 2021

A 15ª edição da RUC segue o caráter multidisciplinar do periódico e traz artigos sobre os mais variados temas da área de comunicação. Os autores abordam desde a relação dos videogames com a violência, o empoderamento feminino em animações, até a violência doméstica durante a pandemia e a experiência aurática em fotografias preto e branco. A revista traz também uma entrevista com Maria Immacolata Vassallo de Lopes, importante pesquisadora na área da comunicação brasileira.

A saúde, assim como a divulgação de pesquisas científicas, recebeu todas as atenções devido à pandemia da Covid-19. Mudanças vêm acontecendo na área e cada vez mais equipes multiprofissionais têm integrado cuidados aos pacientes. A edição especial publicada neste mês apresenta resumos de trabalhos aceitos no II Simpósio Brasileiros de Cuidados Interdisciplinares em Saúde, com ênfase em pesquisas das áreas da Fisioterapia, Farmácia, Nutrição, Biomedicina e Gestão em Saúde.

O meio ambiente foi outro grande foco de discussões no ano passado. Isso porque, além da pandemia, o Brasil passou por grandes perdas de seus biomas, devido a incêndios e desmatamentos. Portanto, o periódico divulga reflexões sobre os prejuízos das ações humanas na natureza, as consequências que isso acarreta e a necessidade de ações por parte do poder público. A publicação busca apresentar práticas que podem colaborar para a mudança de comportamento, em benefício não só do ambiente natural, mas da própria qualidade de vida humana.

A nova edição do caderno vem como uma forma de “ressignificar” o momento difícil de descrédito que a ciência vive, conforme apresenta a equipe editorial da publicação. Os artigos e resenhas fazem uma “reflexão crítica sobre o processo social e a sociedade vigente”. Aborda os diversos espaços ocupados pelo assistente social, as políticas sociais públicas e os serviços sociais que estão à disposição para os usuários nas instituições públicas, privadas ou do terceiro setor.

O que vem por aí

A professora Desiré conta que para os meses de fevereiro e março está previsto o lançamento da primeira edição do Caderno Progressus, da Escola Superior Politécnica, além da Revista Intersaberes, vinculada ao Programa de Mestrado e Doutorado em Educação da Uninter, e do Caderno Intersaberes, da Escola Superior de Educação.

“E para 2021, teremos uma nova revista na área da Educação, ‘Educação: História, política e sociedade’, que será lançada ainda neste semestre”, finaliza a coordenadora.

Estudantes da Uninter e de outras instituições que desejam publicar podem submeter trabalhos desenvolvidos a partir de TCCs, monografias e pesquisas vinculadas ao Programa de Iniciação Científica (PIC), respeitando a formatação exigida. Para as revistas, são aceitas publicações de mestres e doutores.

Todos os cadernos podem ser acessados aqui e as revistas aqui, na aba “publicações”.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Nayara Rosolen - Estagiária de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *