Aprender por toda a vida, uma postura de crescimento intelectual

Autor: Evandro Tosin – Assistente multimídia

Quanto mais se busca o conhecimento, mais se percebe que ainda há muito a aprender. Por isso, a fase de estudo e aprendizado deixou de ser apenas uma etapa da vida. A educação agora não é mais “estática”, ela é contínua e para toda a vida.

O conceito de lifelong learning se refere à educação continuada, ou seja, “aprender por toda a vida”. Este conceito está fortemente ligado ao momento atual que a sociedade está passando, fomentando um novo modelo de desenvolvimento de competências. A tecnologia transforma nossa realidade numa velocidade e intensidade assustadoras, e por isso estamos sempre pressionados a nos atualizarmos.

No dia 28.jan.2021, Giselle Dziura, professora e coordenadora de cursos da pós-graduação em Arquitetura e Design da Uninter, realizou uma entrevista com o professor e engenheiro Alexandre Pires sobre lifelong learning. A conversa foi transmitida ao vivo pelo AVA Univirtus para toda a comunidade da Uninter.

Pires também é empresário na área de geotecnologias, infraestrutura e energias renováveis, e empreendedor no segmento de embarcados em dispositivos móveis e aéreos – Drones, BIM (Modelagem da Informação da Construção), GIS (Sistema de Informação Geográfica) e Energy Blockchain.

Durante a palestra, o entrevistado procurou definir o conceito de lifelong learning como um direcionamento do conhecimento, focado no desenvolvimento de uma habilidade profissional: “Ele trata exatamente de você estruturar uma forma, ter uma disciplina, para capturar esse conhecimento, e transformar isso em negócios, sociedade, projetos, e aplicar de maneira importante em sua vida”, diz.

Pires afirma que o indivíduo precisa ser adaptativo às transformações da sociedade e com mentalidade de crescimento para essa nova condição. “Mente aberta, curiosidade, humildade intelectual, trabalhar com inteligência, um ecossistema que tem de gerar pontos positivos para todo mundo, em sociedade, coletivo, sustentabilidade. E tem que ser protagonista do próprio aprendizado”, conclui o pesquisador.

A conversa entre Giselle e Pires continua disponível para você assistir. Basta entrar no AVA com seu RU e senha, depois clicar na aba “Ao Vivo” à direita da sua tela, em seguida clicar na aba “Anteriores” no alto da sua tela e correr o cursor do mouse para baixo até encontrar a palestra “Lifelong Learning”, no dia 28.jan.2021.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Evandro Tosin – Assistente multimídia
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Pixabay


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *