Tecnólogo em Gastronomia lança 1º Uninter Chef
Autor: Ketlyn Laurindo da Silva - Estagiária de Jornalismo
A Uninter lança em 2025 a sua primeira competição gastronômica, o Uninter Chef. Idealizado pela Escola de Superior de Saúde Única (ESSU), o concurso foi pensado para reconhecer a habilidade culinária dos alunos, descobrir novos talentos e ampliar o alcance do curso de Tecnologia em Gastronomia do centro universitário.
A coordenadora da graduação, Ana Paula Garcia, é mestre em Nutrição e revelou detalhes sobre o evento. Uma ideia nova é sempre muito bem-vinda, ainda mais quando vem acompanhada de comida boa e prática de preparar, como diz Ana Paula. “Essa ideia, na verdade, é porque o curso de gastronomia tende a ser muito prático (…), isso faz com que as pessoas conversem sobre, que elas tenham interesse, e então a gente resolveu unir”.
Pensando na praticidade institucional e no simbolismo afetivo, o prato inscrito pelos participantes precisa ser autoral. “Aqui na competição é um prato salgado, que tem que ter alguma memória, algum significado por trás. Essa história vai ser um dos fatores de decisão para que a gente selecione os semifinalistas”.
Isso não significa que precisa ser ideia do candidato, salienta a professora. “Não precisa ser algo que o participante desenvolveu, por exemplo, só aqui para competição ou que só ela sabe que é um segredo, (…) podem ser receitas de família”, destaca.
Critérios de seleção
A primeira etapa de avaliação serão os vídeos, nos quais serão analisadas a apresentação da receita, a história autoral e a viabilidade técnica. “Os professores que são formados em gastronomia, vão fazer essa primeira seleção (…) a gente vai divulgar um vídeo pequeno de cada um desses inscritos, que serão oito, e esse vídeo vai para votação popular no Instagram da nossa escola superior de saúde única”, revela.
Dos oito pré-selecionados, serão escolhidos quatro finalistas, que disputam a final, no laboratório de técnica dietética do campus Divina Providência da Uninter.
A primeira edição será voltada exclusivamente para colaboradores efetivos da instituição, incluindo aqueles que ainda estão em período de experiência. Não poderão participar da competição estagiários, aprendizes e profissionais terceirizados.
Formação prévia na área de Gastronomia também não será um impeditivo, desde que o candidato não esteja atuando profissionalmente no setor no momento da inscrição.
As inscrições serão abertas em breve.
Autor: Ketlyn Laurindo da Silva - Estagiária de JornalismoEdição: Larissa Drabeski
Revisão Textual: Nayara Rosolen - Analista de Comunicação Acadêmica
Créditos do Fotógrafo: Divulgação




