Skip to content

UNINTER NOTÍCIAS

Primary Menu

UNINTER NOTÍCIAS

  • Home
  • Escolas
    • Escola Superior de Educação, Humanidades e Línguas
    • Escola Superior de Gestão Pública, Política, Jurídica e Segurança
    • Escola Superior de Gestão, Comunicação e Negócios
    • Escola Superior de Saúde Única
    • Escola Superior Politécnica
  • Mestrado
  • Polos pelo Brasil
  • Pós-graduação
  • Egressos
  • Áudios
  • Vídeos
  • Home
  • Escolas
  • Escola Superior Politécnica
  • Tecnólogo em Agricultura forma novas gerações no campo e garante nota máxima

Tecnólogo em Agricultura forma novas gerações no campo e garante nota máxima

Autor: Nayara Rosolen - Analista de Comunicação Acadêmica
3 de julho de 2024

Descendente de imigrantes italianos, Júlio César Carissimi Araldi, de 23 anos, é neto de agricultores, o pai também atuou como produtor rural até os 18 anos. Há três anos, o jovem precisou reunir a família e discutir sobre o que faria dali para frente. O caminho encontrado foi um curso superior tecnólogo. Na busca por uma instituição, Júlio se deparou com a Uninter, a que mais se encaixou com o que procurava. O curso não poderia ser outro que não algum na área à qual sempre esteve ligado, e o escolhido foi Tecnologia em Agricultura.

“A paixão por um setor que movimenta grande parte da economia de nosso país sempre foi algo que me chamou a atenção. Desde pequeno sempre gostei de máquinas, tratores, caminhões, veículos de grande porte, assim como da natureza como um todo. E quando isso se encontra, eu vejo infinitas possibilidades de negócio e de prosperidade”, conta o estudante.

Para além dos conteúdos disponibilizados no ambiente virtual de aprendizagem (AVA) Univirtus, Júlio também agarra as oportunidades de adquirir conhecimentos em atividades presenciais, proporcionadas pela graduação. Foi o caso da visita técnica na CNH Industrial, responsável pela fabricação de tratores das marcas Case e New Holland.

“Foi muito bacana, pois tive a oportunidade de conhecer uma empresa multinacional, assim como alguns colegas e professores. [A formação] está sendo muito importante para o meu crescimento pessoal e profissional. Por ser minha primeira graduação superior e à distância, posso dizer que é uma facilidade para estudar e aprender”, garante o estudante.

Júlio é vinculado ao polo Catedral da Uninter, em Curitiba (PR), mas mora em Fazenda Rio Grande (PR), região metropolitana, a 18km da capital. Lá atua em um escritório de contabilidade, a Contabilidade Pelanda, o primeiro escritório contábil da cidade a conquistar a ISO 9001, certificação que define as diretrizes de gestão de qualidade empresarial. Mesmo tendo “caído de paraquedas” na área de contabilidade, o jovem afirma que tem aprendido muito sobre assuntos empresariais e diversos assuntos que só têm a contribuir para o futuro.

“Vejo que estou sendo encaminhado para o rumo da tecnologia na agricultura, uma área do agronegócio que só cresce a cada dia. Gostaria de agradecer à Uninter e a todo o corpo docente por oferecerem um excelente curso. Tem sido transformador, fornecendo-me as habilidades e conhecimentos essenciais para liderar uma inovação no setor agrícola”, conclui o estudante.

Os frutos da excelência ofertada

O tecnólogo em Agricultura da Uninter é mais um curso da área de Ciências Agrárias que conquistou as cinco estrelas do Ministério da Educação (MEC) com a nota máxima de reconhecimento. Com uma equipe multidisciplinar, que agrega conhecimento de vários setores de atuação, a loco regionalidade é o foco central da formação.

“É a realização de um sonho de muitos anos. São mais de duas décadas e percebemos que estamos no caminho certo. É o trabalho que idealizamos desde o início, saiu de nossas cabeças [junto da professora Maria de Fátima Medeiros, também coordenadora de cursos da área]. Lógico que com o apoio da Uninter, com apoio da direção da Escola Politécnica [sob comando de Antonio Lázaro Conte]. Muitas coisas podem ainda ser mudadas e aperfeiçoadas, mas está muito bem traçado e aprendemos a cada processo de avaliação”, declara o coordenador, André Corradini.

O docente salienta ainda o apoio da Pró-reitoria de Assuntos Institucionais (PRAI), que proporciona o aprendizado para que consigam demonstrar para os avaliadores tudo o que tem sido feito. Assim como o esforço dos estudantes, que também somam para o resultado.

O intuito dos tecnólogos, de acordo com André, é poder focar e direcionar os estudantes para as áreas que mais atendem seus desejos e as demandas das regiões onde vivem. Na graduação de Tecnologia em Agricultura, de forma mais específica, os professores oferecem um panorama e conhecimentos de toda a fruticultura nacional, desde a tropical, que abrange grande parte do país; a subtropical, que alcança um pouco menos do território; e a temperada, que aparece como a menor parte.

O mesmo acontece com as grandes culturas, como, por exemplo, a de grãos, que apresentam a soja, o milho, o arroz, o café, o feijão e outras comodities. “Buscamos oferecer o conhecimento mais amplo e completo possível, que, muitas vezes, só a EAD permite”, complementa o coordenador.

Para Júlio, a nota representa “o reconhecimento da qualidade do curso, aliado ao envolvimento e dedicação do aluno e aprendizado único”.

Isso acontece por meio das aulas, separadas em rotas, no AVA Univirtus, as tutorias com os docentes para compartilhar as diferentes realidades e sanar possíveis dúvidas, e as aulas práticas em externas, onde os professores vão a campo. André revela que, para o segundo semestre, há um “planejamento revolucionário” de reestruturação para aproximar ainda mais os estudantes, principalmente relacionado às aulas interativas.

“O nosso plano é mostrar o Brasil todo para que, daqui alguns anos, nós tenhamos o país inteiro mapeado dentro do curso”, explica o coordenador. “É um sonho, esperamos que se torne realidade o mais breve possível”, completa a professora Maria de Fátima, que trabalha ao lado de André nas Ciências Agrárias, na coordenação do curso de Tecnologia em Agronomia, também reconhecido com a nota máxima do MEC.

Maria de Fátima diz que a multidisciplinaridade e interdisciplinaridade na área são muito importantes, já que os estudantes irão trabalhar com outros profissionais, como engenheiros agrônomos, médicos veterinários, zootecnistas, biólogos e técnicos agrícolas, por exemplo. Por isso, a docente aposta na extensão.

“É interessante que, em vários relatos, eles contam que começaram a observar e querer ajudar a comunidade. A nossa intenção de criar esse curso era também mostrar esse lado extensionista, a importância desse olhar. Há relatos que falam que [na região] não têm uma assistência técnica e, quando têm, é muito caro, longe”, destaca a professora.

Da mesma forma como foi mencionada por Júlio, a tecnologia, como a agricultura de precisão, é o que mais está em voga atualmente, afirmam os profissionais. Nos grupos criados pelos estudantes, Maria de Fátima diz que frequentemente as novidades tecnológicas entram em pauta. André ressalta que os avanços são importantes, pois criam trabalhos, cargos e empregos.

Após a formação, os estudantes podem ainda requerer o registro de tecnólogo no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) e atuar com todas as atribuições descritas pelo órgão.

A aplicação dos conhecimentos na prática

A nota do MEC e o valor acessível das mensalidades foi o que destacou a Uninter na busca entre instituições de ensino superior realizada por Elidiano Zuchi, 42 anos. O gaúcho mora em Jabuticaba (RS) e começou a observar a demanda das empresas por profissionais da área agrícola. Assim, juntou o interesse em aprender sobre plantas e a vontade de criar o próprio pomar para ir em busca de uma formação que atendesse a estas especialidades.

O polo de apoio presencial (PAP) da Uninter em Frederico Westphalen (RS), a 54km de onde reside, foi o escolhido para a matrícula do curso de Tecnologia em Agricultura, a que mais se encaixou para as atribuições mais necessárias para a região e que deseja desenvolver.

“Escolhi esse curso por entender que ele tem tudo o que preciso para montar meu próprio negócio. Estou muito satisfeito com a interação que consigo desenvolver com professores e conteúdo. Um ponto muito importante é que estou estudando e vivendo no dia a dia com a presença do que estou aprendendo”, conta.

O principal intuito do estudante é produzir alimentos, mais especificamente legumes e frutas, como manga, abacate e ponkan. Elidiano explica que a ausência de conhecimento tem causado prejuízo aos pomares da região, o que afeta também a oferta nas prateleiras dos mercados. Por isso, a qualidade tem sido cada vez mais demandada.

“O povo gaúcho é lutador, mas está focado em grãos e a percepção sobre leguminosas está sendo deixada de lado. As doenças [das plantações] estão aumentando por falta de atenção e interesse de muitos que não entendem ou estão despreocupados com as doenças que estão nos seus jardins e pomares, na sombra de casa, onde muitas vezes está sendo usada como área de lazer. A mangueira [por exemplo] é uma ótima frutífera, mas está servindo como sombra, ou seja, as pestes e fungos não dormem”, finaliza.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Nayara Rosolen - Analista de Comunicação Acadêmica
Edição: Larissa Drabeski
Créditos do Fotógrafo: Acervo pessoal

Tags: agricultura, formação superior, nota máxima, tecnólogo, Uninter

Continue Reading

Voltar 3º TAMU abre inscrições para compositores de música instrumental
Próximo Detetives particulares se unem pela regulamentação da profissão

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Latest
  • Popular
  • Trending
  • Programas de Pós-graduação Uninter fortalecem pesquisa em revistas científicas internacionais

    Autor: Nayara Rosolen - Analista de Comunicação Acadêmica
    27 de janeiro de 2026

    Mais da metade das publicações realizadas em revistas cientificas por docentes e estudantes da Uninter, em 2025, são resultados de pesquisas do Programa de Pós-graduação em Educação e Novas Tecnologias (PPGENT) e...

  • Produção científica da Uninter evidencia compromisso com desafios sociais e educacionais

    Autor: Nayara Rosolen - Analista de Comunicação Acadêmica
    27 de janeiro de 2026

    Em 2025, os projetos de pesquisa compostos por docentes e estudantes da Uninter contabilizaram 29 publicações em revistas científicas nacionais e internacionais. As diversas áreas do conhecimento revelam dados e promovem...

  • A babá eletrônica dos pais preocupados: por que a nova lei digital pode ser um tiro no pé

    Autor: *Sheron Mendes
    23 de janeiro de 2026

    Vamos combinar: a internet virou uma espécie de Velho Oeste para crianças e adolescentes, e já estava mais do que na hora de o xerife...

  • Eventos climáticos extremos escancaram urgência da justiça climática

    Autor: Madson Lopes - assistente de comunicação
    22 de janeiro de 2026

    “Nem toda injustiça ambiental é climática, mas toda injustiça climática é ambiental”. A frase é do pesquisador de energia e sustentabilidade Rodolfo Gomes e foi utilizada por Suely Barboza para explicar o racismo...

  • Ritmos que reconectam corpo, ancestralidade e resistência

    Autor: Icaro Palha - estagiário de jornalismo
    22 de janeiro de 2026

    Se a palavra falada é o fio que tece a memória, o corpo negro é o território onde essa história ganha movimento e ritmo. Nas...

  • EDUCAÇÃO

    Como funciona o ensino médio a distância para jovens e adultos

    25 de março de 2019

    A educação básica é um direito de todos, afirma a Constituição Federal de 1988. Porém, até 2017, 53,4% dos brasileiros com mais de 25 anos...

  • Uninter oferece 12 cursos de extensão gratuitos durante pandemia de Coronavírus

    Autor: Ana Oliveira - Estudante de Jornalismo
    6 de abril de 2020

    Além das ofertas de cursos regulares de graduação e pós-graduação, a Uninter também oferece cursos de extensão nas mais diversas áreas do conhecimento. Agora, 12...

  • Curso de Direito EAD da Uninter conquista nota máxima do MEC

    Autor: Arthur Salles - Assistente de Comunicação Acadêmica
    21 de julho de 2021

    O Ministério da Educação concedeu nota máxima (5) ao curso de Direito da Uninter na modalidade EAD (educação a distância). A avaliação in loco da...

  • O sonho do mestrado a um clique de distância

    Autor: Ariadne Körber - Estagiária de Jornalismo
    30 de março de 2020

    Instituições de ensino superior (IES) que têm cursos de mestrado costumam oferecer disciplinas isoladas para pessoas que já tenham completado uma graduação. Para os estudantes,...

  • Uninter lança primeira graduação em Psicanálise do Brasil

    30 de novembro de 2021

    Quem acredita que estudos sobre Psicanálise interessam apenas a psicólogos ou médicos está enganado. Atualmente, essa área da saúde é interessante para complementar a formação...

  • Produção científica da Uninter evidencia compromisso com desafios sociais e educacionais

    Autor: Nayara Rosolen - Analista de Comunicação Acadêmica
    27 de janeiro de 2026

    Em 2025, os projetos de pesquisa compostos por docentes e estudantes da Uninter contabilizaram 29 publicações em revistas científicas nacionais e internacionais. As diversas áreas do conhecimento revelam dados e promovem...

  • Inovação em saúde mental na educação ganha destaque em maratona de tecnologia

    Autor: Barbara Carvalho – Analista de Comunicação
    22 de janeiro de 2026

    Soluções tecnológicas voltadas à promoção da saúde mental no ambiente educacional vêm ganhando espaço como ferramentas estratégicas de apoio a estudantes e educadores. Ao integrar...

  • Brasil envelhece, e aposentadoria exige planejamento precoce

    Autor: Madson Lopes - Assistente de comunicação
    22 de janeiro de 2026

    Desde a Reforma da Previdência de 2019, muitos brasileiros têm dúvidas se, de fato, conseguirão se aposentar. Uma das mudanças que mais gerou incômodo foi...

  • EUA na Venezuela: poder, petróleo e controle

    Autor: José Benedito Caparros Junior*
    21 de janeiro de 2026

    Na madrugada de 3 de janeiro, os Estados Unidos lançaram uma operação militar sem precedentes na Venezuela, com ataques que provocaram explosões em Caracas e...

  • Conflitos têm face: por que o embate entre Venezuela e EUA precisa ser visto com humanidade

    Autor: (*) Crisbelli Domingos
    21 de janeiro de 2026

    O conflito entre Venezuela e Estados Unidos evidencia, mais uma vez, como disputas internacionais costumam ser narradas a partir de interesses estratégicos, enquanto as consequências...

SOBRE

    O Uninter Notícias traz informações sobre o Grupo Educacional Uninter, dos seus polos de apoio presencial no Brasil e no Exterior, das empresas parceiras, prêmios, eventos, egressos e alunos de destaque. Divulga as ações e artigos dos professores e dos cursos vinculados às cinco escolas superiores da instituição.

Arquivos

  • janeiro ( 13)
  • dezembro ( 36)
  • novembro ( 33)
  • outubro ( 54)
  • setembro ( 61)
  • agosto ( 57)

Ano

  • 2026 (13)
  • 2025 (604)
  • 2024 (734)
  • 2023 (678)
  • 2022 (827)
  • 2021 (1165)

COMPARTILHE

  • Condições de uso
  • Política de privacidade
Copyright © All rights reserved. CoverNews by AF themes.