Talento e conhecimento promovem uma carreira de sucesso

Autor: Barbara Carvalho - jornalista

Já reparou como uma boa trilha sonora deixa qualquer momento marcante? A música sempre foi uma arte essencial para a vida em sociedade, independente do estilo, e para construir uma carreira de sucesso nesse campo, aliar o talento com o conhecimento é peça chave.

Foi pensando nisso que Jaidete Martins Varjão, que trabalha com música desde a década de 1990, decidiu investir no curso de Licenciatura em Música pela Uninter. Estudante do Polo de Apoio Presencial de Petrolina (PE), ela está no segundo período do curso. “Por enquanto estou buscando me aprofundar nos conhecimentos teóricos da música para muito em breve repassar os meus saberes aos fãs e apologistas que almejam conhecer os caminhos da boa música”, conta.

A música sempre esteve presente na vida de Jaidete. Desde pequena, ouvia hinos bíblicos com a mãe e aprendeu a soletrar em ritmo musical. Além disso, se inspirava ao ouvir o tio tocar os clássicos da música popular brasileira na sanfona, o que aumentava sua paixão e desejo pelo trabalho no mercado musical.

Jaidete iniciou sua carreira cantado em bares e em seguida ingressou em algumas bandas locais, levando o melhor da música nordestina ao seu público. Isso já resulta em mais de 25 anos de carreira, 15 deles em carreira solo, e 3 CDs gravados.

Apesar da paixão e do talento, Jaidete reconhece que ser músico é um trabalho árduo e que requer muita dedicação para se alcançar o tão esperado sucesso. “Sabemos que não é fácil trabalhar com música nesse país. Se você não busca estudar e obter conhecimento na sua área de trabalho, fica difícil se manter no mercado. Portanto, o conhecimento é a base de tudo”, ressalta.

Além da música, Jaidete também trabalha na área da educação, desempenhando a função de secretária em uma escola de sua cidade. Ela dedica parte de seu tempo para promover interações musicais com alunos e professores, buscando manter a afetividade e a conexão com eles, o que funciona como uma espécie de “treinamento”, pois ela pretende atuar como professora ao concluir o curso de música.

“Vale a pena promover estes eventos musicais para os nossos filhos e para os alunos, futuros formadores de opinião, para que cresçam com a essência da boa música e venham a ser grandes mestres no futuro”, conta Jaidete.

A cantora participou da campanha 1 minuto de talento promovida pela Central de Notícias Uninter e você pode conferir o vídeo clicando aqui.

Embed HTML not available.
Autor: Barbara Carvalho - jornalista
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Arquivo pessoal Jaidete Martins Varjão


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *