ESPORTES

Super Bowl chama atenção para a bola oval

O momento mais esperado pelos amantes do futebol americano está próximo. O Super Bowl será no próximo domingo (4) e a disputa está nas mãos de dois gigantes do esporte, o Philadelphia Eagles e o New England Patriots. Esta partida representa o final do campeonato da NFL (National Football League).

O esporte praticado com a bola oval vem se popularizando no Brasil há algum tempo devido a divulgação através das redes sociais e as transmissões em sites com links para os jogos. Além disso, os canais de TV fechada também começaram a exibir campeonatos de futebol americano.

Segundo o jogador do Curitiba Lions Carlos Eduardo da Silva, o jogo chama atenção das pessoas por ser bem abrangente. “É um esporte muito democrático. Independente se você é alto ou baixo, gordo ou magro, isso não interfere. É tudo separado pelas posições, cada um tem a sua função dentro do campo. O objetivo do jogo é a conquista de território e pontuar. Este também é um jogo de muita estratégia. Você tenta ler o que o adversário vai fazer para que possa trabalhar esta questão de ganho de território”, explica.

Carlos é técnico administrativo do Serviço de Inclusão e Atendimento aos Alunos com Necessidades Educacionais Especiais (SIANEE) da Uninter. Ele explica que o entusiasmo em aprender ainda mais sobre o futebol americano fez com que ele recebesse a proposta em participar do Curitiba Lions, um dos maiores times de futebol americano do Paraná.

“Começou por um convite de um amigo que jogava lá [no Curitiba Lions]. Conhecia futebol americano desde 2010, mas nunca pensei que poderia jogar. À primeira vista o esporte pode parecer estranho ou difícil de entender, mas quando pega o jeito e vê como funciona fica muito mais fácil”, diz.

O Curitiba Lions foi formado no final de 2014 e durante estes anos saboreou muitas vitórias, a mais recente delas é a parceria com a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Com isso, o time agora realizará os treinos no campus Neoville.

O defensive lineman do time explica que além da questão física a disciplina também é muito trabalhada no esporte. “Precisa estar mentalmente preparado para jogar. A gente aprende a ter disciplina, estudar o adversário e se preparar fisicamente. No campo você não pensa em mais nada, apenas no foco de fazer o seu papel dentro do jogo, e derrubar as pessoas também é bem bacana [risos], ajuda a desestressar. Quando você entra no esporte, quer ser o melhor, então é preciso trabalhar com dedicação”, diz.

Em fevereiro o time realizará um try out, que é um jogo treino para selecionar novos integrantes para o time. Para mais informações, clique aqui.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Talita Santos – Estagiária de Jornalismo
Edição: Mauri König
Créditos do Fotógrafo: Curitiba Lions

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *