OBITUÁRIO

Obrigado, professora Onilza!

Com mais de 30 anos de experiência na área da educação, 16 deles dedicados à Uninter, Onilza Borges Martins faleceu na madrugada desta quarta-feira (31), aos 78 anos. Ela deixa um legado de conhecimento e esforço, empenhados de forma a promover um ensino de qualidade no Brasil.

O educador e colega Ivo Both lembra da trajetória da docente no Grupo Uninter. Ele conta que, a convite do professor Wilson Picler, a professora aceitou fazer parte da equipe, desenvolvendo aulas e projetos que contribuíram para a instituição. Uma das pioneiras no sistema de Educação a Distância da Uninter, ela foi peça-chave para a implantação desta metodologia. Com base em suas sugestões, Onilza foi decisiva para o sucesso do novo método de educação.

Foi precursora e primeira coordenadora do curso de Mestrado em Educação e Novas Tecnologias da Uninter. Realizou o credenciamento do primeiro Projeto de Metodologias Inovadoras em Educação a Distância, nível lato sensu da instituição. Permaneceu no comando do curso até 2016, quando, por motivos de saúde, precisou se afastar para dar início ao seu tratamento de saúde. Ainda assim, encontrou forças e continuou desenvolvendo aulas por um período, quando foi substituída pelo professor Ivo Both, na condição pro tempore. “Quem a conheceu só tinha elogios. Era muito exigente, visando à boa qualidade, mas para o bem da instituição. Vai fazer falta entre nós”, lamentou o colega.

Wilson Picler, fundador e chanceler da Uninter, destacou a trajetória da educadora: “Visionária, devemos ao trabalho pioneiro de Onilza a concretização do modelo de ensino a distância do Brasil, em especial da Uninter”, disse. “Seremos eternamente gratos pelos serviços prestados com dedicação e lealdade, sempre com energia incansável no desejo de transformar a educação brasileira”.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Evandro Tosin e Jaqueline Deina - Estagiários de Jornalismo
Edição: Mauri König
Créditos do Fotógrafo: Sangerson Santos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *