Sua Carreira, o programa que debate o mundo do trabalho e suas transformações

Autor: Ariadne Körber e Bárbara Possiede - Estagiárias de Jornalismo

De modo geral, as profissões têm sofrido profundas alterações ao longo das últimas décadas, resultado dos avanços tecnológicos que acontecem cada vez mais rápido. Os profissionais precisam estar atentos às novidades para se adaptar às novas demandas do mercado de trabalho. Foi buscando ajudar os ouvintes nesse processo de atualização que a Rádio Uninter lançou o programa Sua Carreira.

Desde a primeira edição, os apresentadores Bárbara Carvalho, Evandro Tosin e Valéria Alves se revezam recebendo profissionais de diferentes áreas para abordar aspectos inerentes às suas profissões. Curiosidades, oportunidades de trabalho e discussões sobre temas específicos para cada perfil de trabalhador são apresentadas semanalmente.

Ao navegar pelos mais diferentes ofícios, a equipe da Uninter tem oferecido muito conteúdo sobre as carreiras inovadoras, sem esquecer dos campos mais tradicionais.

Na estreia, o assunto escolhido foi o jornalismo local e regional. O coordenador do curso de Jornalismo da Uninter, Guilherme Carvalho trouxe temas como: a importância do jornalismo local, as diferenças entre esse nicho no Brasil e em Portugal e como jornais de abrangência nacional ficam impossibilitados de cobrir assuntos muito específicos de uma região.

O Sua Carreira também aproveita datas comemorativas para homenagear os profissionais. Foi assim no dia do fisioterapeuta, com Fernanda Maria Cercal Eduardo, coordenadora do curso de Fisioterapia da Uninter; no dia do músico, com os professores do curso de licenciatura em Música Jeimely Heep Bornholdt e Alysson Siqueira; no dia do professor, com a professora Maristela dos Reis Sathler Gripp; e no dia do livro, quando a professora Deisily de Quadros e o professor Eugênio Vinci falaram sobre literatura e a atuação dos formados no curso de Letras.

Em algumas edições do programa, o bate-papo com os especialistas serviu inclusive para desmistificar as atribuições dos profissionais. Um destes casos foi a edição sobre o assistente social, que contou com a presença da professora Ana Carolina Vidigal, explicando qual a real função dos formados no curso de Serviço Social. Outro programa nessa linha foi o que tratou do educador físico, que trouxe o coordenador do curso de Educação Física, Marcos Ruiz, para esclarecer a diferença entre bacharelado e licenciatura.

Não foram apenas os professores da Uninter que fizeram parte das edições do programa. O aluno de licenciatura em Filosofia Ismael Tavernaro Filho, que também é escritor, contou um pouco de sua trajetória e revelou a inspiração de algumas das suas oito obras.

Outra presença ilustre no programa foi a do radialista Vagner Silva. O locutor da rádio 98 FM, de Curitiba, bateu um papo descontraído com a equipe da Rádio Uninter, contando causos e curiosidades sobre a produção e criação de conteúdo dentro de empresas de comunicação. Vagner defendeu ainda a importância da versatilidade para um profissional da área, já que trabalhar na rádio envolve não só a locução, mas também operação da mesa de som, técnica de som na captação etc.

Mais um exemplo de versatilidade foi apresentado no programa com o professor André Corradini. Engenheiro agrônomo de formação, hoje ele dá aulas relacionadas à produção audiovisual. André explicou como a agronomia e o cinema, duas coisas muito distantes, acabaram se cruzando em sua vida.

O programa Sua Carreira vai ao ar toda sexta-feira, às 13:30h. Todo o conteúdo é convertido em podcast e está disponível no site da Rádio Uninter para você ouvir quando e onde quiser. Você também pode assistir aos programas em vídeo nas livres da emissora no Facebook.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Ariadne Körber e Bárbara Possiede - Estagiárias de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Pixabay


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *