Sinfonia reconhecida pelo MEC

Autor: Renata Cristina - estagiária de jornalismo

É difícil determinar uma data inicial de quando o ser humano passou a consumir música. Laura Aidar, em seu artigo História da Música, aponta que ainda na pré-história o ser humano já desenvolvia ações sonoras. Isso há mais de 50 mil anos atrás. Um fato que pode ser determinado hoje, é que ela está presente na vida de um indivíduo, desde quando está sendo gestado.

A importância da música também um fato a se destacar. Estudos comprovam que ela acalma, é boa para memória, alivia a dor, para se exercitar, para a estimular criatividade, entre outros benefícios. Logo, uma atividade tão importante precisa ser valorizada, inclusive de maneira acadêmica.

A Uninter dispõe do curso de Licenciatura em Música, curso avaliado com nota 4 no MEC. O coordenador do curso no período de avaliações, Marcos Ruiz da Silva, destaca a estrutura que o curso oferece aos alunos. ‘’O estudante tem à sua disposição aulas síncronas e assíncronas, essas aulas são oferecidas por professores especialistas, mestres e doutores em Música e áreas afins, livros didáticos elaborados especialmente para o curso, além de atendimento personalizado pelo canal da tutoria’’, aponta.

Com algo tão humano quanto a música, é necessário formar profissionais de alta qualidade para o mercado, valorizando o poder que ela tem para a sociedade. A nota do curso é um reflexo da estrutura e humanização disponibilizadas no curso, e o coordenador comemora o reconhecimento. ‘’O sentimento nesse momento é de agradecimento a todos da Uninter, que sempre trataram das demandas do curso de Música com muito carinho e dedicação, desde as primeiras discussões na elaboração do projeto do curso. São muitas pessoas envolvidas em todo o processo. Estamos felizes também por termos o trabalho reconhecido como excelente e isto nos dar a legitimação de que estamos contribuindo de forma efetiva na formação de nossos profissionais’’.

Os méritos também se estendem aos professores, mestres e doutores que compõem o corpo docente. Especialistas e com atuação direta na pesquisa e produção científica para a área. Além de estrutura adequada ofertada aos estudantes por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), livros digitais e físicos e também realização das aulas práticas.

Andrea Lucio Borsonello é estudante de Música na Uninter desde 2019. Ela está na primeira graduação e vem utilizando o conteúdo aprendido desde a maneira que como é aplicado em sua rotina. ‘’Aplico diariamente todo o conteúdo aprendido e também me espelho em como os professores organizam as aulas, pois também trabalho online’’.

Borsonello é musicista e também educadora musical em eventos e oficinas formativas, e vê na graduação um importante pilar para a qualidade do ensino. ‘’É importante pois o curso de licenciatura nos habilita de uma forma mais completa para o trabalho de educação musical’’, diz. Além de também se orgulhar de uma nota tão importante e que valoriza o diploma. ”É um orgulho, pois obter esse reconhecimento mostra que o curso é bem embasado e bem estruturado.’’, destaca.

A Licenciatura em Música da Uninter tem duração de 4 anos e tem como público-alvo estudantes que, assim como Andreia, tenha perfil para docência na música e também que se interessem pela área de pesquisa.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Renata Cristina - estagiária de jornalismo
Edição: Larissa Drabeski
Créditos do Fotógrafo: Pixabay


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *