Setembro é para lembrar que você é você, que eu sou eu, porque somos todos eu e você

Camila Toledo – Estagiária de Jornalismo

Você já deve ter ouvido muitas vezes a palavra sustentabilidade. Mas você sabe o que esse termo significa? O conceito é simples. São ações e atividades humanas que buscam suprir as necessidades atuais dos seres humanos, sem comprometer o futuro das próximas gerações. Atitudes ambientais e sociais fizeram do Brasil o quinto país com maior crescimento sustentável anual per capita do mundo, segundo o último indicador lançado em junho deste ano pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma).

Os cuidados com o meio ambiente não podem ficar somente em casa, é preciso levar a consciência por onde você for. Exemplo disso é a 5º Mostra Nacional de Responsabilidade Socioambiental, ação idealizada pelo IBGPEX, braço socioambiental da Uninter. Já são dez anos desse evento, cinco deles a nível nacional e somente no ano passado foram realizadas mais de 15 mil ações em todo o país. Reforçando a responsabilidade de cada um na hora de cuidar da natureza e do próximo, o evento está contando com a participação de professores, alunos e colaboradores da instituição e da comunidade.

O tema dessa edição é baseado na filosofia africana Ubuntu, “Eu sou, porque nós somos”. A filosofia trata da importância das alianças e do relacionamento das pessoas uma com as outras. Seguindo o mesmo pensamento, os voluntários no evento farão ações sociais durante todo o mês de setembro. Todos os polos, no Brasil inteiro, vão escolher o que farão e todas serão ações de intervenção na comunidade e de voluntariado. Visitas a asilos, orfanatos, campanhas solidárias de arrecadação (alimentos, agasalhos, higiene) e palestras de conscientização serão algumas ações sociais que acontecerão.

“O objetivo maior é desenvolver ações sociais que contribuam para um desenvolvimento de uma sociedade mais justa e igualitária”, comenta a coordenadora do IBGPEX, Adenir Fonseca dos Santos. Incentivar todos os alunos e colaboradores da Uninter é outro objetivo destacado por Adenir, pois proporciona a liberdade e criatividade dos participantes. Indo muito mais além de praticar ações sociais, o evento vem para estreitar a relação da comunidade e da universidade. A grande novidade dessa edição é o Selo de Responsabilidade Social Uninter, que vai fazer um balanço social da responsabilidade da instituição. Ou seja, os polos, coordenações e gerências que realizaram ações sociais durante o ano inteiro irão receber o certificado.

A coordenadora do polo CIC da Uninter, Karina Gomes Rodrigues, ressalta a importância na participação de professores e alunos no evento. A responsabilidade social de colaboração, do compromisso e do respeito ao próximo, são atitudes necessárias na formação dos estudantes. “A transformação da sociedade acontece por meio da educação. Devemos em nosso papel social de professor promover e desencadear um movimento permanente de ações afirmativas que nos permitam refletir constantemente sobre nossas atitudes”, diz a coordenadora.

A 5º Mostra Nacional de Responsabilidade Uninter acontecerá no dia 16 das 9h às 14h no polo CIC, em Curitiba.

Edição: Mauri König

Incorporar HTML não disponível.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *