Marketing explora os sentidos dos clientes para loja vender mais

Letícia Costa – Estagiária de Jornalismo

Além do atendimento, o design e a disposição dos produtos em uma loja, o marketing tem sido também um grande aliado dos varejistas. Mais do que a percepção e satisfação dos clientes, é possível criar um ambiente propício para experiências sensoriais. O chamado “visual merchandising” é a organização inteligente dos produtos dentro do espaço da loja, deixando-a mais atrativa.

Esse foi o tema da palestra Design de Loja e Visual Merchandising, promovido pelo curso de Gestão Comercial da Uninter e realizada no último dia 12 no campus Garcez, em Curitiba. A palestra ficou por conta de Raquel Araújo Roble, consultora na área de design e marketing do Sebrae-PR.

Raquel também é diretora de projetos da Datamaker Design, empresa que cria e desenvolve a identidade visual de marcas. Há mais de 20 anos no mercado, ela destacou na palestra algumas estratégias que fazem a diferença por proporcionar experiências aos clientes, como o marketing sensorial, o que resultará na fidelização do consumidor.

A proposta do marketing sensorial é fazer o cliente usar vários sentidos no momento da compra. Da mesma forma que guardamos fortes recordações pela música e o aroma, por exemplo, é possível criar experiências prazerosas. “Se a gente conseguir fazer com que dentro da loja as pessoas usem vários sentidos ao mesmo tempo, e isso causar emoção, ela vai fixar. Assim como a gente fixa uma imagem, uma forte recordação como o dia do casamento ou o primeiro beijo”, explica.

Segundo Raquel, quando se fala em visual merchandising a maioria das pessoas pensa apenas na vitrine, quando na verdade é muito mais do que isso, “O visual merchandising é você trabalhar cada pontinho, cada espaço dentro da loja”, enfatiza. “Cada espaço dentro da loja pode se tornar um espaço vendedor. Você orienta o cliente para ele caminhar dentro da loja onde você quer que ele vá. Você direciona, você cria estratégias. ”, conclui Raquel.

A palestra foi transmitida ao vivo pelo canal do Grupo Uninter no YouTube. O vídeo pode ser acessado clicando aqui.

Edição: Mauri König

Incorporar HTML não disponível.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *