Seminário de Pesquisa em Comunicação reúne pesquisadores novatos e veteranos

Autor: Juliane Lima - Estagiária de Jornalismo

Nos dias 10 e 11 de maio foi realizado na Uninter o IV Seminário de Pesquisa em Comunicação, no campus Tiradentes, em Curitiba (PR), com participação dos alunos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda nas modalidades presencial, semipresencial e a distância. O tema foi “O papel da comunicação no redimensionamento das fronteiras informacionais”.

Na sexta-feira, no dia da abertura do evento, ocorreram duas palestras. A primeira palestrante foi Letícia Hermann, publicitária com 19 anos de experiência no mercado, atualmente professora e vice-coordenadora do curso de Comunicação Institucional na UFPR, e professora convidada de pós-graduação na UFPR, UTP e ESIC. Letícia apresentou maneiras de como aliar pesquisa científica e mercado de trabalho, mostrando aos alunos que as empresas têm buscado cada vez mais soluções dentro da academia.

Em seguida, o professor Ivan Bonfim falou sobre o trabalho que realiza no curso de Jornalismo e no Mestrado em Processos Jornalísticos da UEPG. Ele apresentou alguns aspectos da pesquisa científica que realiza acerca dos veículos de comunicação Nexo Jornal e The Intercept Brasil.

Ivan também falou sobre a importância da iniciação científica na graduação e como isso pode contribuir na formação dos alunos. “Essa especialização é necessária, se você for pensar que numa sala de aula formam-se uma média de 30 novos profissionais e todo mundo teve a mesma formação. O que vai diferenciar no mercado de trabalho são esses conhecimentos extras, aquilo que vai além dos simples conhecimentos das matérias”, disse Ivan, que também menciona a atuação em projetos de extensão em geral.

No segundo dia do evento, os pesquisadores foram divididos em duas turmas para discutir e apresentar resultados de seus projetos. Ao todo foram inscritos no seminário 10 projetos, divididos em dois grupos de trabalho: Comunicação, Consumo e Cibercultura; e Jornalismo, Mídia e Tecnologia.

Patrícia Lourenço, aluna de Jornalismo da Uninter começou a iniciação científica logo no segundo ano de faculdade e acredita que a pesquisa estimula o aluno a ir em busca de novos conteúdos, e também se apropriar de novas técnicas de aprendizagem. “Esses seminários ajudam, porque a gente tem que desenvolver um conteúdo e apresentar para muitas pessoas. Tem os nossos professores, doutores, enfim, pessoas conhecidas com outras pesquisas bacanas”, explica a estudante, que destaca o desejo de prosseguir na pesquisa depois da graduação, com mestrado e doutorado.

Além dos alunos da Uninter, participaram do evento pesquisadores da ESPM, UEPG, PUC-SP, FACASPER, UTP, Universidade Nacional de Tucumán (Argentina) e Università degli studi de Cagliari – ÚNICA (Itália).

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Juliane Lima - Estagiária de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Juce Lopes e Juliane Lima - Estagiárias de Jornalismo


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *