Semana Estado de Jornalismo: a gente estava lá!

De 21 a 24 de outubro o Bairro do Limão, em São Paulo, foi invadido por 315 estudantes de jornalismo das mais diversas regiões do país. Eles foram até a terra da garoa para participar da Semana Estado de Jornalismo, evento realizado pelo jornal O Estado de S. Paulo que promove o debate e o estudo do jornalismo entre os estudantes da área.

Entre os participantes estavam cinco alunos do Centro Universitário Internacional UNINTER: Déborah Abrahão, Franciane Bubniak, Natanael Chimendes, Rafael Giuvanusi e Willian Gomes participaram das palestras e debateram com os palestrantes do evento, que tinha como tema o jornalismo pós-digital. “Mesmo sendo apenas quatro dias de curso, conseguimos absorver muita informação e conteúdo”, afirma Gomes. Já Chimendes, ressalta: “Todos os palestrantes eram de alto nível e puderam passar uma visão bem macroscópica do que está sendo o jornalismo na era pós-digital”.

No primeiro dia, terça-feira, os palestrantes falaram sobre o jornalismo e os novos formatos de publicação e narrativas digitais. Entre os convidados estava o jornalista Sérgio Peçanha, que desde 2008 integra a equipe do periódico americano The New York Times e Ricardo Gandour, diretor de conteúdo do Grupo Estado.

Na quarta-feira, Adriana Garcia e Bruno Paes Manso falaram um pouco sobre as novas formas de organização dos jornalistas. No terceiro dia do evento, Camilo Rocha e Murilo Roncolato falaram sobre as novas tecnologias disponíveis para uso dos jornalistas, como os drones (veículos aéreos não tripulados), e fizeram uma demonstração do Google Glass. Depois, Leonardo Stamillo, responsável pelo Twitter no Brasil, e Luis Olivalves, responsável pelo Facebook na América Latina, falaram sobre as redes sociais para jornalistas.

O último dia da Semana Estado de Jornalismo teve a participação dos jornalistas Ricardo Brandt e Fred di Giacomo, que explicaram sobre grandes reportagens e newsgames, os jogos desenvolvidos para acrescentar mais informações a uma notícia. Fechando o evento, Eugênio Bucci, colunista do Estadão e do Observatório da Imprensa, falou sobre a imprensa e os discursos jornalístico e do poder.

Para o aluno Rafael Giuvanusi, a Semana permitiu entender que a profissão do jornalista sempre teve em constante mudança, mas agora necessita de pensamentos revolucionários. Déborah Abrahão, ressaltou que as palestras mostraram que a tecnologia definitivamente não ameaça o jornalismo, mas sim, possibilita contar histórias em diferentes formatos e linguagens. “A experiência me fez voltar com muitas ideias novas e vontade de aprender muito mais”, conta.

Franciane Bubniak

 

Incorporar HTML não disponível.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *