Semana de Gestão debate competências do profissional do futuro

Autor: Leonardo Tulio Rodrigues – Estagiário de Jornalismo

Seria possível promover um crescimento econômico sustentável, inclusivo e humano? E quanto às competências necessárias ao profissional contemporâneo? Essas reflexões fizeram parte da segunda noite da 5° edição da Semana de Gestão Uninter.

Realizado pela Escola Superior de Gestão, Comunicação e Negócios da Uninter, o evento abordou o tema “Carreira em movimento: o futuro das profissões” através de palestras e mesas de debate online.

A noite contou com Carla Patrícia Souza e Angela Trípoli para mediarem a mesa de debate. Ambas são, respectivamente, coordenadoras dos cursos de Recursos Humanos e de Comércio Exterior Global Trading da Uninter.

Segundo os convidados da mesa, as competências de um profissional vão além do uso da tecnologia, embora essa seja indispensável após a grande transformação digital do século 21.

A administradora e doutora em Educação Cláudia Stadtlober coloca o Lifelong Learning, ou “aprendizagem ao longo da vida” como um dos grandes segredos para se tornar um grande profissional.

“Enquanto profissional, a gente tem que saber que a mudança é algo presente na nossa vida e estaremos sempre no processo de nos desafiarmos e buscamos novos potenciais”, diz.

A ambiguidade foi um aspecto destacado pela doutora em Educação e empreendedora social Mari Regina Anastácio durante o debate. Ela ressalta que temos muitos desafios e crises no mundo atual, e precisamos resolvê-las, assim como olharmos para questões importantes e exercermos o papel cidadão.

A mentora de capital humano Erica Gisele Lopes trouxe para o debate algumas virtudes que com certeza auxiliam qualquer indivíduo a se tornar o profissional do futuro.

Entre elas, está a Inteligência emocional, que nada mais é que a capacidade de identificar e lidar com as emoções e sentimentos pessoais e de outros indivíduos.

Além disso, Erica ressalta a importância de desenvolver competências culturais, a habilidade de lidar com o diferente em todo e qualquer aspecto, assim como competências técnicas e híbridas.

“Não apenas lidar com o diferente no gênero ou religião, mas também na forma de aprender e na maneira de executar as coisas”, afirma.

Outro aspecto ressaltado pelas convidadas foi a conscienciosidade, um traço de personalidade que demonstra cuidado e diligência. Levar as obrigações a sério, ser eficiente e organizado são características comuns de pessoas conscienciosas.

“Apesar de tudo, é importante que a gente mantenha a nossa essência humana”, ressalta Carla Patrícia Souza.

Para fechar a noite, a apresentação musical trouxe desde Beatles até Tom Jobim. A iniciativa foi de responsabilidade dos alunos do curso de licenciatura em Música, Izabela Mahayn e Tommy Lee.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Leonardo Tulio Rodrigues – Estagiário de Jornalismo
Edição: Larissa Drabeski


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *