Presidente do Crea-PR destaca a importância dos egressos na Uninter

Autor: Renata Cristina - estagiária de jornalismo

O presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR), Ricardo Rocha de Oliveira, visitou a Uninter no dia 20 de outubro, em uma oportunidade de fortalecer o acompanhamento dos egressos da instituição.

O objetivo da reunião foi estreitar a relação entres as instituições. Por isso, a conversa debateu a estrutura da instituição e propôs uma comunicação ativa entre Crea-PR e Uninter. “Está dentro do planejamento estratégico do Crea que as instituições entendam os processos. Logo que seus egressos se formam, o interessante é que eles possam ter registros no sistema e começar a atuar’’, salienta o presidente do Crea-PR, Ricardo Rocha Oliveira.

A relevância deste contato pode ser evidenciada em números: até 30 de junho de 2022, a Uninter já havia cadastrado 18 mil Anotações de Responsabilidade Técnica (ARTs) no Crea-PR. O número expressivo demonstra as experiências profissionais e os trabalhos realizados pelos egressos. ‘’Essa aproximação do atual presidente do Crea junto à nossa instituição, principalmente, é porque nós estamos com um número muito grande de egressos que estão registrados no Crea, e isso tem um efeito multiplicador de referência da Uninter como uma excelente instituição de ensino para formação dessa área específica das engenharias’’, destaca o reitor Benhur Gaio.

O diretor da Escola Superior Politécnica da Uninter, Antonio Lázaro Conte, também esteve presente na reunião e salienta a importância desse contato. “Os profissionais que se formarem precisam desse registro e carteirinha para exercer sua parte profissionais. Então é extremamente importante que a gente tenha esse relacionamento bem estreito, que a gente possa compartilhar o início do lançamento de um curso, o projeto pedagógico para que eles possam analisar e para que a gente possa construir juntos esse setor. Quando chegar ao final do curso, já não vai ter nenhum problema para ser registrado e os alunos terem o reconhecimento profissional’’.

O acompanhamento pós-formação reflete no desempenho do profissional no mercado de trabalho e, por esse motivo, é fundamental prezar não somente pela quantidade de egressos, mas também pela qualidade do profissional. É o que ressalta o coordenador da área de egressos da Uninter, Sidney de Lara: “Existe um acompanhamento aqui da instituição formadora (Uninter), e existe o acompanhamento do egresso do profissional dentro de um conselho de entidade de classe. Então, eles não estão só preocupados em ter dentro do conselho mais um registro, mas sim pela atividade profissional que esse egresso vem desenvolvendo’’.

Uninter é sinônimo de tecnologia

A estrutura da instituição chamou a atenção dos visitantes. Para o presidente do Crea, a surpresa positiva veio da conciliação entre tecnologia aos prédios históricos de Curitiba – vista de perto nas instalações da campus Divina Providência, localizado em um imóvel tombado pela Lei de Preservação do Patrimônio Municipal.

‘’Para nós, foi um contraste. Claro, sabíamos desse valor da Uninter ser uma instituição inovadora. Inclusive desafiadora, buscando desbravar coisas que outras instituições não se colocavam. De uso intenso de tecnologia, mantendo bons conteúdos, mantendo a seriedade na formação de seus profissionais […]. Nos surpreendeu quando a gente chegou aqui. É um prédio histórico, também reconhecemos na instituição esse valor de reconhecer um passado importante’’, diz o presidente do Crea-Pr.

Pela Uninter, participaram ainda do encontro o vice-reitor, Jorge Bernardi; o pró-reitor de Graduação, Rodrigo Berté; a pró-reitora de Assuntos Institucionais, Denize de Campos; o coordenador da área de egressos, Sidney Lara; o coordenador de Engenharia de Produção, Douglas Soares, e a coordenadora da Área de Geociências da Escola Superior de Educação, Renata Garbossa.

Além do presidente, representaram o Crea na visita o gerente da regional Curitiba-PR, Eduardo Ramires, o facilitador do Setor de Apoio às Instituições de Ensino, Omar Henrique Refondini Correia.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Renata Cristina - estagiária de jornalismo
Edição: Larissa Drabeski
Créditos do Fotógrafo: Renata Cristina


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *