Semana de Gestão aborda os desafios da comunicação

Autor: Renata Cristina - estagiária de jornalismo

A área de comunicação passa por transformações constantes. Desde o início da imprensa, passando por rádio, televisão e, agora, até o mundo digital e redes sociais, as mudanças levam a novos desafios para os quais o profissional precisa se preparar e se reinventar.

“Mercado e formação: desafios atuais da comunicação” foi um dos temas abordados na Semana de Gestão da Uninter. O evento teve como convidados o atual Presidente do Conselho Federal de Profissionais de Relações Públicas (CONFERP), Carlos Alberto da Silva Müller, a assessora de imprensa do grupo GRPCom Helena Matta e os advogados Ernesto Morita e Fernanda Carrilho. Mediado pelo professor e coordenador do curso de Publicidade e Propaganda, Alexandre Correia, o debate tratou de limites éticos, possibilidades de atuação no mercado e ainda houve conselhos a estudantes que estão na área.

Estar conectado à sociedade é um dos requisitos fundamentais para pensar e fazer comunicação. O contato com temas que fomentam debates pode gerar o entendimento necessário para criar conteúdos mais assertivos na hora de colocar o trabalho em prática. ‘’O mercado digital está crescendo. Então [é preciso] tentar acompanha-lo, porque agora os consumidores estão muito mais atentos. Acompanhar as conversas da sociedade civil: o que está em alta, os debates, em relação à diversidade, racismo, todas essas questões. É importante o profissional estar antenado em todos esses assuntos’’, diz a advogada Fernanda Carrilho.

Ponto que o presidente da Conferp endossa. Para ele é importante entender a mudança cultural dos dias atuais. ‘’Hoje o profissional tem esse viés de ser o fio condutor, de fazer a mediação entre os dois canais: sociedade e empresa. Então, olhar as demandas sociais é o primeiro ponto. Tentar orientar para que as empresas se adequem a esse novo processo, porque (o cenário atual) é uma mudança de cultura para todos”.

Helena Matta acrescenta ‘’estar muito antenado, fazer cursos, estar muito ligado no mercado, conectar com pessoas é muito importante.’’

A importância de testar e estar feliz com a área

O contato com diversas áreas de interesse também foi um assunto levantado durante a conversa. Formado em direito, Ernesto Morita se identificou na área de publicidade. ‘’Acredito que esse aspecto da experimentação é muito relevante. Eu me encontrei depois de passar por escritórios, me encontrei nessa área publicitária e a partir daí você vai construindo, vai se aprimorando.’’

A felicidade também entrou no debate. Para Helena, estar contente com a área escolhida também é uma das chaves para seguir a profissão. ‘’Primeiro estar feliz com a escolha dele [estudante], com o curso que ele fez, seguir dessa maneira e entrar no mercado de trabalho com o coração aberto. Você tem que estar disposto a se adaptar a diferentes tipos de comunicação, diferentes tipos de obstáculos que apareçam. […] Relacionamento é algo imprescindível. Sempre estar muito feliz. Trabalhar e gostar do que faz, estar feliz no caminho que está seguindo’’, aconselha a assessora.

O evento contou com outros assuntos, além da participação de alunos via chat registrada pela professora Aline Pires, e música ao vivo. A transmissão foi realizada no canal do Youtube do Grupo Uninter e você pode assistir ao evento completo clicando aqui.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Renata Cristina - estagiária de jornalismo
Edição: Larissa Drabeski


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *