MyDesignDay apresenta melhores projetos de Design de Animação da Uninter

Autor: Flávio Ducatti - Estagiário de Jornalismo

O curso de tecnologia em Design de Animação da Uninter realizou o MyDesignDay em 21 de outubro de 2022. O evento teve o objetivo de reconhecer a criatividade e dedicação dos alunos com a apresentação dos melhores trabalhos acadêmicos do curso, realizados entre 2021 e 2022, além de integrar o curso a outras graduações do centro universitário, como Comunicação Institucional, Publicidade e Propaganda, Marketing e Turismo.

A proposta do evento foi um desafio em metodologia ativa, colocando o aluno como protagonista. “Quando pensei no projeto, pensei em como fazer com que o aluno entregasse o trabalho sem estar presencialmente e com as ferramentas disponíveis no momento”, explica o professor Jorge Kimieckf, mentor da iniciativa.

Na primeira etapa para seleção do evento, todos os alunos que entregaram os projetos de curta-metragem, spot comercial e mídias digitais durante os módulos A, B e C de 2021 e A e B1 de 2022 tiveram seus trabalhos expostos na Galeria Virtual Uninter. O espaço digital foi uma das formas encontradas pelo evento para disponibilizar as produções em único ambiente e com fácil visualização. Já na segunda etapa, os três melhores de cada projeto exposto na galeria foram apresentados no MyDesignDay.

Segundo Mayara Cavalcante, uma das alunas selecionadas para apresentar o trabalho no evento, a experiência com o projeto Mídias Digitais foi única. “Eu adorei toda a atividade, o tema foi um desafio, não sabia como abordar o tema que é tão complexo. Pensei em como trataria um tema assim em um vídeo curto, acho até que essa foi a parte mais difícil. As outras etapas foram mais fáceis”, destaca a estudante.

O trabalho de Mayara teve como tema Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 11: Cidades e Comunidades Sustentáveis. “Esse projeto conta a história de uma semente que não consegue germinar pela péssima condição do solo. Eu quis que a semente representasse a natureza como um todo e por isso, em alguns momentos, ela serve como uma metáfora. Por exemplo, quando a semente está machucada, a natureza em si também está afetada, e quando a semente recebe ajuda, a natureza também se beneficia”, explica.

Segundo a aluna, a parte de criação dos personagens foi tranquila. “A semente era certeza, minha ideia pra ela antes era um brotinho, como se fosse apenas uma folhinha, mas então decidi que por estética mesmo seria melhor se fosse algo com mais forma, no caso redondo, pra conseguir empatia do público. O outro personagem foi mais complexo, mas também tive facilidade porque já havia definido a estética do curta já que era tudo cartoon e kawaii. No fim, o que mais demorei pra definir foram as cores, então pesquisei por muitas paletas e fui montando algumas combinações com as cores que achei interessante”, conclui Mayara.

O apoio dos professores e tutores durante o curso e também no desenvolvimento do trabalho foi o diferencial, com aulas gravadas de fácil entendimento e com material didático bem escritos. “Nós temos profissionais capacitados que ajudam no desempenho do aluno, no desenvolvimento acadêmico dos alunos ao longo do curso”, conclui a gestora da Escola de Polos da Uninter, Francieli Castro.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Flávio Ducatti - Estagiário de Jornalismo
Edição: Arthur Salles - Assistente de Comunicação Acadêmica
Créditos do Fotógrafo: Flávio Ducatti - Estagiário de Jornalismo


1 thought on “MyDesignDay apresenta melhores projetos de Design de Animação da Uninter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *