Evento mundial de saúde sexual reúne especialistas para desmistificar o tema

Aconteceu no dia 29 de agosto, no polo Carlos Gomes em Curitiba (PR), o evento Saúde Sexual: Rompendo Mitos que trouxe convidados para conversar sobre mitos da saúde sexual. A mesa redonda reuniu professores, militares e quase 200 alunos dos cursos de Pedagogia e Serviço Social da UNINTER.

A ação fez parte do Dia Mundial da Saúde Sexual, uma celebração voluntária realizada em mais 35 países. Este foi o segundo ano consecutivo que a UNINTER participou da iniciativa.

“É uma grande oportunidade para o público em geral e para profissionais da área da educação, saúde, direito, psicologia, enfim, para todos os profissionais comprometidos com a promoção da saúde sexual e com os direitos de todas as pessoas”, ressalta Sandra Kmita, gestora do polo.

Para este ano, a proposta foi trabalhar os mitos presentes na educação sexual na infância e como estes mitos eles prejudicam o desenvolvimento integral e impedem uma vivência qualitativa da sexualidade na vida adulta. Quem abordou essa temática foi Cláudia Bonfim, que coordena um grupo de estudos e pesquisas em educação e sexualidade na cidade de Cornélio Procópio (PR). A convidada trouxe uma análise, realizada em todas as etapas da infância, que relaciona o contexto psicológico de formação do adulto com sua sexualidade enquanto criança. Ela também deu algumas dicas de abordagens para que os pais possam educar os filhos de maneira correta e erradicar mitos e tabus sobre o tema.

Em paralelo, o momento também foi utilizado para trazer uma discussão voltada à desconstrução de preconceitos de gênero, relacionados à carreira militar da mulher. Para isso, os convidados, Lucimara Markus, Sargento do Exército, e José Alves, Subtenente do Exército, que atuam na área da saúde, realizaram uma palestra sobre o assunto.

 

Incorporar HTML não disponível.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *