Congresso debate em Lisboa a inclusão pedagógica das tecnologias

Luiz Torrens – Estagiário de Jornalismo

Portugal sediou no início de setembro a quarta edição do TicEduca, congresso de referência no cenário Ibero-americano de inclusão pedagógica das tecnologias. Com notável aumento de importância no cenário global, o evento contou com palestrantes reconhecidos internacionalmente, como o indiano Sugata Mitra, professor da Escola de Educação, Comunicação e Ciência das Linguagens da Universidade de Newcastle, na Inglaterra.

Englobando professores e estudantes de Portugal, Espanha e países latino-americanos, o congresso contou com a participação da professora Luana Wunsch, do curso de Mestrado do Centro Universitário Internacional UNINTER. A oportunidade tornou possível não apenas a apresentação de trabalhos no congresso, mas a participação dentro da banca científica que avalia os projetos.

“Inclusão pedagógica das tecnologias, ao meu ponto de vista, é colocar as ferramentas de forma coerente e contextualizada às necessidades dos alunos. O celular é um exemplo. Todos sabem usar, mas colocá-lo em sala de aula pode melhorar a aprendizagem do aluno”, explica Luana.

Os projetos de Mestrado de Tecnologia e Educação da UNINTER unem a proposta da tecnologia à atuação dos professores. “Com o grupo de pesquisa de Formação e Contexto e o de Robótica Educacional, estamos, e não tão lentamente, entrando no cenário de pesquisa relevante de tecnologia nacional e global”, comenta Luana.

Edição: Mauri König

 

Incorporar HTML não disponível.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *