Compreendendo as diferenças por meio dos sinais

Alice Gonçalves – Estagiária de Jornalismo

Olhares atentos para não errar os gestos que a professora faz. Cada movimento se traduz em uma palavra na Língua Brasileira de Sinais (Libras). O silêncio presente na sala de aula, neste caso, significa muita conversa e cada sorriso se traduz em um único significado: aprendizado.

Nessa sala aprender é muito mais do que adquirir um novo conhecimento, mas compreender a realidade de milhares de brasileiros que não escutam. No Brasil aproximadamente 9,7 milhões de pessoas possuem deficiência auditiva, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Pensando nesta realidade e principalmente na necessidade de inclusão social e profissional a UNINTER disponibilizou aos colaboradores aulas de Libras, que acontecem as terças e quartas-feiras, nos campi Garcez e 13 de maio.

A professora da graduação em Letras, Maristela Gripp, aluna do curso básico de Libras, ressalta a importância do projeto devido ao contato com os alunos e ainda destaca que o curso é auxiliar na compreensão das diferenças. “Quando conhecemos algo novo passamos a compreender as ações do outro. Em pouco tempo provavelmente não sairemos fluente em Libras, mas sairemos com a consciência de que existem as diferenças e que cada um de nós pode ajudar o outro”, diz.

Tiago Oliveira é uma das pessoas com deficiência auditiva contratas pela UNINTER. Ele atua como assistente administrativo na Central de Estágios e compartilha da mesma opinião de Maristela e reforça que “é essencial que além de aprender os sinais, as pessoas precisam compreender o mundo visual dos surdos”.

Edição: Andressa Rosa

Incorporar HTML não disponível.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *