Correção de 50 mil redações mobiliza alunos e professores em Curitiba


O frio e a chuva não intimidaram os alunos e professores da UNINTER que neste sábado (03/09) se reuniram no campus Divina, em Curitiba (PR), para corrigir as 50 mil redações do 1º Concurso de Redação, promovido pela Assembleia Legislativa do Paraná. Os textos foram produzidos por estudantes de 132 escolas públicas de Curitiba.

Entre os 60 alunos do curso de Letras envolvidos na ação, estava Bruna Muniz, que há um mês se prepara para participar da iniciativa. “A experiência é rica por permitir que eu conheça melhor a realidade das escolas públicas e por ser um diferencial para a minha carreira, já que posso vivenciar uma das possibilidades de atuação da profissão”.

O primeiro passo para todos os alunos envolvidos, de acordo com a coordenadora do curso de Letras da UNINTER, Paula Reis, foi a participação em um curso de extensão no ambiente virtual de aprendizagem. Realizado totalmente online, o curso ofereceu acesso a várias provas anteriores do Enem, além de direcionamentos sobre como deve ser feito o processo de correção de uma redação. “Ao todo temos 1.200 inscritos pelo Brasil. Para aqueles que participam desta ação em Curitiba, a realização do curso preparatório era obrigatória”, destacou Paula.

Além desta preparação, os estudantes passaram por mais uma capacitação presencial de uma hora neste sábado, antes de iniciar o processo de correção das provas. “Com tudo isso, conseguimos mostrar para o nosso aluno que dar aula é apenas uma opção para aqueles que concluem a graduação em Letras. Eles também podem escolher a atuação como revisores ou corretores, por exemplo. Além disso, é comum para este profissional participar de bancas de correções, mas a maioria não tem ideia de como fazer isso. Nossos alunos agora sabem e esse é um diferencial muito importante”, avalia a coordenadora.

Trabalho voluntário

Para atender a expectativa de corrigir aproximadamente 20 mil provas hoje, os professores da Escola Superior de Educação da UNINTER também dedicaram um tempo do sábado para este trabalho de forma voluntária. “Todo profissional de educação tem que ter em mente a valorização do aluno como uma pessoa que vai transformar a sociedade. E quando nos motivamos a fazer um trabalho voluntário, é acreditando nisso, que a educação é transformadora”, comenta Paula.

A próxima ação está marcada para o dia 17 de setembro, quando devem ser finalizadas as correções de todas as redações. Após a conclusão desta etapa, os professores envolvidos vão dar um feedback para a sociedade, apresentando as principais dificuldades elencadas e como resolver estas questões. “A partir deste projeto, vamos trabalhar em uma maneira de ajudar o grande público, haverá uma devolutiva social”, finaliza a coordenadora.

 

Incorporar HTML não disponível.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *