Integrantes do Projeto Rondon incentivam a criação de hortas comunitárias

Contando com alunos e professores de instituições de ensino superior de todo o país, o Projeto Rondon tem por objetivo levar voluntários à comunidades e municípios com carência social e de informação.

Em julho, a operação Itapemirim foi realizada em dez cidades do Espírito Santo. Mimoso do Sul foi o município selecionado para receber os voluntários da UNINTER.

A quase 200 quilômetros da capital, Vitória, o município possui grande parte da população em zonas rurais e afastadas da cidade, o que impulsionou o trabalho de, entre outros projetos e oficinas, temas de sustentabilidade no âmbito social e ambiental. Entre as propostas, um dos destaques foi a criação de hortas e viveiros comunitários.

“Todos os moradores das proximidades nos aguardavam e fomos muito bem recebidos. Na hora de preparar o solo e plantar, os alunos da escola agrícola, que moram ali de segunda a sexta, trabalharam bastante e se divertiram fazendo o projeto”, conta Dulcinéia Domingues, estudante de Gestão Ambiental da UNINTER responsável pelas práticas ambientais.

A horta foi feita com oito canteiros medindo um metro e meio de largura e quatro de comprimento. O local foi escolhido graças a proximidade com a água, proveniente de um córrego que ladeava o terreno, e a presença de algumas árvores, o que ajudou a manter a temperatura quente do sol mais amena. Foram plantadas mudas de vegetais e hortaliças.

“Para comunidades mais isoladas e carentes, o consumo de alimentos orgânicos e a capacidade de manter uma fonte de alimento saudável é muito importante, contribui para o meio ambiente e até gera renda para as famílias” completou Dulcinéia.

Incorporar HTML não disponível.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *