Romance matemático clássico ganha tradução

Autor: Leonardo Tulio Rodrigues - estagiário de jornalismo

Você já imaginou se nós, seres humanos, vivêssemos em uma realidade de apenas duas dimensões? Este é o assunto que compõe a trama de “Planolândia: Um Romance Multidimensional”, livro do matemático inglês Edwin A. Abbott traduzido para o português pelo doutor em Métodos Numéricos em Engenharia e docente da Uninter, Guilherme Augusto Pianezzer.

Considerado uma introdução à teoria de muitas dimensões, o romance originalmente intitulado “Flatland: A Romance of Many Dimensions” parte de uma carta escrita pelo protagonista, o Sr. Quadrado, que reside em Planolândia, um território composto de apenas duas dimensões. Nesta carta, o personagem argumenta sobre a existência de um mundo em três dimensões (ou seja, o nosso), trazendo fortes evidências de que possa haver muitas outras dimensões, embora não possamos vê-las.

Essa foi a primeira experiência de Guilherme com a tradução. “Nunca havia feito algo parecido. O desafio foi bem maior do que eu imaginava. Pesquisei bastante sobre o material, questões de direitos autorais e tudo mais”, conta.

O docente explica que a proposta foi imprimir algumas cópias para conhecer melhor o mercado editorial. Como o autor Edwin Abbott Abbott faleceu há mais de 70 anos, o material está em domínio público e qualquer um pode fazer a tradução e comercializá-la. Por uma campanha de arrecadação na internet, Guilherme arrecadou aproximadamente 3 mil reais, valor que rendeu a possibilidade de imprimir 80 cópias de sua tradução.

“Vou comercializar as poucas cópias que tenho aqui, mas fiquei animado com tradução”, destaca o docente.

Agora Guilherme está empenhado em terminar a tradução de mais um livro de história da matemática, desta vez do cientista matemático norte-americano George Bernard Dantzig, que proporcionou importantes contribuições para engenharia industrial, pesquisa operacional, ciência da computação, economia e estatísticas.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Leonardo Tulio Rodrigues - estagiário de jornalismo
Edição: Larissa Drabeski


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *