Rodrigo Berté, um apaixonado pelo mundo dos insetos

Autor: Victor Corradini - Estagiário de Jornalismo

Gostamos de pensar que nós, os humanos, somos a espécie dominante no planeta. Na verdade, esse domínio é relativo. Em números brutos, o reino animal que contém a maior diversidade – cerca de 1 milhão de espécies catalogadas – é o dos insetos. Existe inclusive uma ciência especialmente dedicada ao estudo dessas criaturas, a entomologia.

A Uninter conta com um especialista neste assunto, o professor Rodrigo Berté (coordenador da Escola de Saúde, Biociência, Meio Ambiente e Humanidades), que se dedica ao estudo da entomologia há 25 anos. Ele conta que desde sua adolescência se interessava pela taxonomia (a descrição e classificação de organismos individualmente ou em grupos) dos insetos, gostava de colecionar, estudar e catalogar diversas espécies que recebia de muitos lugares, inclusive de outros países, que lhes eram enviadas por pesquisadores com quem mantinha contato. Hoje, sua coleção conta com centenas de exemplares, inclusive de algumas espécies consideradas extintas.

Na Semana do Meio Ambiente, que ocorreu durante os dias 3 e 6 de junho no Campus Garcez, o professor Berté expôs sua coleção de insetos, resultado de mais de duas décadas de trabalho. A exposição contou com 12 caixas expositoras, contendo os insetos em seu interior, classificados com seus nomes científicos e organizados nas famílias a que pertencem.

“Eu catalogava, buscava informação, isso é um trabalho de 25 anos. Você tem que buscar a família, a espécie, o nome científico e você tem que entender a taxonomia das espécies, que é simples, já que insetos vivem de 20 a 40 dias”, explica Berté.

O pesquisador conta ainda que sua coleção será doada para o futuro museu de zoobotânica e história natural da Uninter, em fase de planejamento, de forma que possa ficar à disposição de todos os alunos e interessados pela área.

 

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Victor Corradini - Estagiário de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Victor Corradini - Estagiário de Jornalismo


1 thought on “Rodrigo Berté, um apaixonado pelo mundo dos insetos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *