Revista Ius Gentium figura entre as principais publicações acadêmicas brasileiras

Alcançar um bom nível de produção acadêmica é essencial para a manutenção e desenvolvimento dos programas de pós-graduação. Um dos critérios para verificar o nível de qualidade está na avaliação das revistas científicas ligadas ao programa.

Neste sentido, o Programa de Mestrado em Direito da Uninter se destaca com a revista Revista Ius Gentium, publicação eletrônica que alcançou o nível A4 no Qualis Capes, sistema de classificação dos periódicos acadêmicos brasileiros.

O sistema de avaliação, válido para todas as áreas do conhecimento, é composto por classificações que vão desde o nível A1 (mais alto), concedido para as revistas considerados de excelência internacional, seguidas por A2, A3, A4, que são as publicações mais conceituadas entre os pesquisadores. Na sequência, vêm B1, B2, B3, B4 e C, em uma classificação única para todas as áreas do conhecimento.

Dentro desse sistema de avaliação, a classificação alcançada pela Jus Gentium para o quadriênio 2017-2020 coloca a revista da Uninter entre os periódicos mais bem avaliados no sistema nacional.

Para o professor da Uninter e ex editor-chefe da revista, Martinho Martins Botelho, a boa avaliação reflete os esforços nos últimos anos na editoração científica, sendo um feito relevante para o Mestrado em Direito da Uninter e para a instituição como um todo. “Trata-se de uma grande conquista, sendo resultado de trabalho árduo desde o ano de 2017, juntamente com o coeditor, prof. Dr. Alexandre Coutinho Pagliarini. Igualmente, é uma conquista dos autores, leitores, avaliadores e da Uninter em geral”, afirma Botelho. “Depois de um planejamento estratégico e muito trabalho, conseguimos sair do estrato B5 para A4, estando agora ao nível de revistas conceituadíssimas no âmbito nacional. O próximo passo é divulgar esta situação, já que os pesquisadores brasileiros sempre procuram periódicos em estrato A. Estamos sendo observados pela comunidade jurídica. E isto é ótimo”, ressalta.

Sobre a revista

A Revista Ius Gentium (ISSN 2237-4965) foi lançada em 2010, tendo vínculo inicial com o curso de graduação em Direito, passando a ser periódico científico do Programa de Mestrado em Direito a partir do ano de 2016.

Inicialmente, tinha periodicidade anual, passando a ser semestral e, a partir de 2018, em planejamento estratégico da gestão editorial, tornou-se quadrimestral. “Para alcançar resultados satisfatórios, tivemos que pensar estrategicamente em termos de gestão editorial. Fizemos uma análise das diretrizes da CAPES, estudo dos indicadores, reformulação do fluxo dos artigos científicos submetidos, registro da Ius Gentium em algumas bases de indexação, divulgamos em eventos científicos, reformulamos o conselho editorial, fizemos chamadas para novos pareceristas, incrementamos a avaliação em duplas cegas (double blind peer review)”, recorda Botelho.

As mudanças também alcançaram o espaço de relação da revista com os autores: “Sendo necessária também a reformulação no site da Revista, diretrizes para autores e até mesmo a inclusão de novas sessões nas publicações, tal como a das Resenhas Científicas. Tivemos que mudar a cultura e o modelo de gestão”. Entre as mudanças, está o incentivo para que mais pesquisadores de fora contribuam com a publicação. “Hoje temos artigos de renomados professores e pesquisadores de outros estados brasileiros, de outras instituições e programas, e de outros países”.  Para permitir maior participação de pesquisadores estrangeiros, além de artigos em português, a revista aceita contribuições em francês, italiano e alemão, entre outros.

Nas últimas avaliações Qualis/CAPES, a IG foi classificada no estrato B5 nos triênios 2010-2012; e no estrato B3 na reclassificação feita em 2019”, explica o editor-chefe Martinho Botelho: “A reclassificação feita em 2019 foi importante, porque visualizamos os resultados parciais e vimos que estávamos no caminho certo para um estrato bem maior, digno do que é a gestão universitária da Uninter. Hoje, somos Qualis A4”, comemora.

Incorporar HTML não disponível.
Edição: Larissa Drabeski


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *