Reunião histórica da CPA teve atenção de mãe e emoção de quem escapou da Covid-19

Autor: Julia Siqueira - Estagiária de Jornalismo

Com a maior parte de seus colaboradores atuando na modalidade de teletrabalho, a Uninter vem fazendo esforços para garantir que todos os seus departamentos funcionem normalmente. Um desses setores é a Comissão Própria de Avaliação (CPA), que tem como responsabilidade conduzir pesquisas que avaliam a qualidade dos serviços prestados pela instituição.

A CPA realiza mensalmente reuniões ordinárias com seus representantes para avaliar resultados das pesquisas realizadas e planejar as próximas. Por causa da pandemia de Covid-19, as reuniões de março e abril foram adiadas e, no dia 28.maio.2020, a comissão se juntou para realizar a segunda reunião do ano, a primeira feita online em seus 16 anos de história.

O encontro, conduzido pelo presidente da comissão, Hélio Rubens Godoy Lechinewski, aconteceu por meio do sistema a de conferências da Uninter, o Univirtus Reuni. A 52ª Reunião Ordinária teve como objetivo apresentar como estão as atividades da CPA nesse período de teletrabalho, devido às medidas de segurança estabelecidas pela instituição contra o novo coronavírus, e nomear os novos representantes a integrar a equipe.

Os novos integrantes são: João Vítor Sawczuk (representante discente da Escola Politécnica – Engenharia de Computação), Ademir Zanlorenzi (representante docente do corpo de professores da Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão), Maiane Bittencourt (representante dos egressos) e Diogo Debiasi (representante docente do corpo de professores da Escola Superior de Gestão, Comunicação e Negócios).

Antes de entrar na pauta principal, Hélio aproveitou para reforçar que o setor está em um processo de recomposição dos membros e que continuam abertas as vagas de representantes discentes da pós-graduação (stricto sensu), da Escola Superior de Educação e da Escola Superior de Saúde, Biociência, Meio Ambiente e Humanidades.

A comissão está em teletrabalho desde março e, apesar das limitações para projetos que estavam no calendário, a demanda de novas atividades não para de surgir. “Ese momento que nós estamos vivenciando gerou novas demandas, todas dentro dos processos de pesquisa e avaliação que a CPA é convocada”, explica Hélio.

Desde março, a comissão já realizou oito avaliações, com estudantes e docentes. Uma delas buscou saber como os estudantes avaliavam as medidas tomadas pela Uninter para responder à situação de pandemia.

Por ser a primeira reunião em regime de isolamento e feita por meio da internet, a conferência contou com momentos e palavras sentimentais por parte de seus representantes. Um desses momentos foi quando Silvio Persona Filho, professor que faz parte do núcleo técnico da equipe, recebeu as boas-vindas depois de um tempo afastado por causa da Covid-19. “Se cuidem por que dizem que a Covid é fraca mas, a hora que ele pega, é violenta. Os estragos são muito grandes”, afirmou. Hoje, ele está plenamente recuperado.

Outro momento marcante foi quando uma das integrantes da comissão precisou atender o filho de 2 anos e, acidentalmente, deixou o microfone ligado. Isso gerou uma reflexão sobre como esses momentos em família são importantes durante um período tão complicado e, principalmente, como situações como essa são essenciais para uma equipe.

“É muito bom ter essas experiências! É um lado mais humano de cada um de nós. A gente, muitas vezes, está no ambiente de trabalho, tão cheio de formalismos, e a gente acaba perdendo essa percepção de quanto nós somos humanos. Com filhos, com alegrias e tristezas”, comenta Hélio, que encerrou a reunião com o planejamento das próximas avaliações a serem realizadas.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Julia Siqueira - Estagiária de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Reprodução


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *