Medidas de segurança contra o Covid-19 são bem recebidas pelos alunos da Uninter

Autor: Julia Siqueira - Estagiária de Jornalismo

Há quase dois meses, a Uninter vem cumprindo à risca as medidas de segurança contra a pandemia do novo coronavírus. Desde o dia 16 de março, todas as atividades presenciais, como aulas, avaliações e trabalhos práticos, estão sendo realizadas a distância, como forma de manter o calendário letivo e não prejudicar os estudantes.

Para conferir se todas as ações realizadas estão sendo eficazes, a Comissão Própria de Avaliação da Uninter (CPA), responsável por realizar pesquisas e análises sobre a qualidade do ensino e dos serviços da instituição, lançou uma pesquisa online no início de abril. Ela foi feita com os alunos da graduação, nas modalidades presencial, semipresencial e educação a distância (EAD), e da pós-graduação, apenas na modalidade EAD, através do Ambiente Virtual de Aprendizagem da Uninter, o Univirtus.

A avaliação foi dividida em seis blocos (Ambiente Externo, Comunicação, Medidas da Uninter, Suporte, Acesso a Internet e Questão Aberta) e contava com questões de múltipla escolha, alternativas únicas e indicadores de satisfação. Todos os cursos, dentro das modalidades e níveis de ensino selecionados, puderam participar do levantamento.

Dos estudantes ativos, cerca de 25% responderam à pesquisa e, em sua maioria, avaliaram as medidas adotadas pela Uninter como suficientes. Entenda no infográfico abaixo.

“>

É importante destacar que, apesar de 24,5% de adesão parecer um número baixo, ele é um valor muito significativo. O presidente da CPA, Hélio Lechinewski, explica que esse número possibilita que as pesquisas da Comissão trabalhem com amostras muito mais seguras.

“Isso permite que os processos da CPA tenham uma amostra da opinião dos estudantes muito confiável, com menos de 1% de margem de erro, e com um nível de confiança superior a 99%. Isso é muito mais do que é praticado pelos grandes institutos de pesquisa do país, que nas suas amostragens, geralmente trabalham com margem de erro de 5% e nível de confiança de 95%”, esclarece.

Lechinewski ainda explica que os questionários da Comissão são feitos especificamente para cada modalidade (presencial, semipresencial e EAD), com questões direcionadas para a realidade de cada uma delas. Isso permite que as informações levantadas gerem mudanças muito mais significativas e pontuais, posteriormente.

Além dos dados relacionados à eficácia das medidas de segurança estabelecidas pela Uninter, a pesquisa tinha como objetivo levantar informações sobre as condições de acesso à internet pelos alunos, uma vez que as atividades estão sendo realizadas online, e da situação das cidades brasileiras em meio à epidemia.

Segundo o presidente da CPA, a investigação atingiu seus objetivos, e em tempo recorde: do início do processo de levantamento de dados até a divulgação dos resultados passaram-se apenas 14 dias, quando o normal é de 30 a 45 dias.

“A pesquisa nos permitiu identificar, por exemplo, que a maioria dos alunos da Uninter foram afetados em alguma medida pela epidemia. Isso fica evidente quando questionados se na cidade onde moram há alguma medida da prefeitura, de restrição ao funcionamento do comércio ou de circulação de pessoas, e mais de 92% dos alunos responderam que sim. Além disso, os resultados indicam que no período de realização da pesquisa, a grande maioria (mais de 90% dos alunos) estava realizando isolamento social e avalia como necessárias as medidas de restrição à circulação, para a evitar a propagação do vírus”, comenta sobre alguns resultados.

A CPA continua trabalhando para compreender os impactos da pandemia na vida acadêmica dos estudantes e do Grupo Uninter como um todo. Por enquanto, todas as medidas de segurança adotadas pela instituição estão mantidas por tempo indeterminado, como definido pelo Comitê da Covid-19, criado para o enfrentamento da pandemia.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Julia Siqueira - Estagiária de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Pixabay


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *