EDUCAÇÃO

Resumex, um livro que vai direto ao ponto

Os textos do tipo resumo são muito utilizados na vida acadêmica. Por se tratar de um material mais exemplificado e curto, faz com que os alunos consigam acompanhar de forma dinâmica os assuntos aplicados aos estudos. Partindo mais ou menos dessa ideia, foi elaborado o ‘’Resumex’’, um material resumido de outros livros utilizados nas licenciaturas da Uninter.

“Os alunos solicitavam material mais compacto, pois já são graduados e têm um tempo mais reduzido de estudos. Com esse material, que é físico, o aluno pode carregá-lo consigo e estar com todo o conteúdo do curso para estudar em qualquer local. Ainda assim, o aluno tem acesso à biblioteca virtual com todos os livros completos”, explica Márcia Regina Mocelin, coordenadora dos cursos de Segunda Licenciatura e Formação Pedagógica da Uninter.

A ideia surgiu no ano passado, quando a coordenadora, em colaboração com professor Wilson da Silva, especialista na metodologia de mapas conceituais, decidiu criar um novo formato de material de estudo. As professoras que também participaram deste projeto foram Sueli Pereira Donato, Sorais Carise Prates, Márcia Maria Fernandes de Oliveira e Fernanda Boarin Boechat. O material será disponibilizado aos alunos no ano que vem.

“Resumex se refere a um resumo por capítulo de cada livro dos cinco cursos de segunda licenciatura e mais os quatro cursos de formação pedagógica. Cada capítulo tem uma lauda de resumo com um texto inédito, e mais um mapa conceitual para a melhor aprendizagem dos nossos alunos. Dentro do Resumex também estão os manuais do curso, do estágio e do trabalho de conclusão de curso”, diz Márcia.

Segundo a coordenadora, assim que o projeto foi apresentado à diretora da Escola Superior de Educação, Dinamara Pereira Machado, ela prontamente acolheu e aprovou a ideia, encaminhando para a viabilização à Editora Intersaberes.

Além disso, Márcia Mocelin explica que o Resumex será uma boa forma de aproximar os estudantes do material didático. “Esperamos uma maior apropriação do conteúdo por parte dos alunos e uma facilidade de contato em tempo integral com o material”, diz.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Talita Santos – Estagiária de Jornalismo
Edição: Mauri König
Créditos do Fotógrafo: Talita Santos - Estagiária de Jornalismo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *