PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

Palestras e palhaçadas na educação especial e inclusiva

Os palhaços da ONG Nariz Solidário fizeram um show para os professores e alunos dos cursos de licenciatura da Escola Superior de Educação (ESE) da Uninter no último dia 8 de junho. Mina, Lupita e Frutuoso fizeram todos dar boas risadas durante o 3º Portfólio na Prática, evento promovido pelo Núcleo de Práticas da ESE, no auditório do campus Garcez, em Curitiba (PR). O evento ocorreu nos períodos da manhã e da noite, e foi transmitido via Facebook pela página Somos a ESE.

São seis eventos realizados ao longo do ano letivo de “Portfólio na Prática”, cada um com uma temática específica dentro do tema geral: Educação Especial e Inclusiva. Os eventos têm o objetivo de apresentar aos alunos o que é o trabalho de portfólio, a importância da temática para a formação docente por meio de palestras, debates, dinâmicas, entre outras atividades.

Além da intervenção dos palhaços da ONG Nariz Solidário, os alunos dos cursos de graduação em licenciaturas dos cursos presencial, semipresencial e EAD participaram de palestras ministradas por professoras com ampla experiência em educação especial inclusiva.

Entre as palestrantes estavam as professoras Silvana Valério da Silva e Maria Angela K. Feder, gestoras de uma escola municipal de Curitiba, que compartilharam a experiência de inclusão em escola pública municipal. Também as professoras dos cursos de Pedagogia e Letras da Uninter, Luciana Zatera e Sonia Radvaskei, que dividiram a experiência na educação básica como professoras de alunos com deficiência. Por fim, as professoras Marisa Alves e Roseli Tumps, que compartilharam o trabalho da Pedagogia Hospitalar e atendimento domiciliar da Secretaria de Estado da Educação e do Hospital Pequeno Príncipe.

O 3º Portfólio na Prática foi um evento de extrema importância para a troca de experiências entre professores e para os futuros profissionais da educação que a ESE está formando. O próximo evento ocorrerá em 22 de julho.

Incorporar HTML não disponível.
Edição: Mauri König
Créditos do Fotógrafo: Arquivo ESE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *