INCLUSÃO

O avanço necessário da educação especial

A inclusão social vem tornando a área da educação especial mais abrangente no Brasil. Segundo dados do Ministério da Educação (MEC), desde a implantação da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, em 2008, houve um aumento de 82% nas matriculas de alunos declarados com algum tipo de deficiência.

Destinado a capacitar profissionais que tenham a competência ideal para trabalhar nesta área, a Uninter lançou o novo curso de Licenciatura em Educação Especial, voltado para atender as necessidades constantes deste mercado. Na modalidade de educação a distancia (EAD), o curso abrange a compreensão e estudo para um melhor atendimento de pessoas com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação.

Para a divulgação do novo curso, as coordenações de Licenciatura em Educação Especial, junto com a direção da Escola Superior de Educação, realizaram no último dia 23 uma palestra, uma forma de “Aulão Interdisciplinar”, transmitida ao vivo para todo o país, destinada a todos que tenham interesse no assunto. O evento contou com a participação da professora-doutora Sabrina de Castro, da Universidade Federal de Santa Maria (RS), atuante na área da educação especial, discutindo sobre o amplo campo de trabalho e respondendo perguntas.

A palestra também contou com a participação da coordenadora do curso, Paula M. Yamasaki Sakaguti, e também da especialista em altas habilidades/superdotação Silvana Betini Medeiros, que tocou e cantou a música Saiba, de Arnaldo Antunes.

“O tema abordado na palestra trará novas discussões a respeito do perfil do profissional da educação especial no contexto da educação inclusiva e o amplo campo de atuação do licenciado em educação especial, anteriormente limitado apenas à atuação em escolas especiais”, relata Paula.

No contexto da implementação das políticas públicas de inclusão escolar, o curso visa atender a demanda das escolas, creches, empresas, ONGs, classes hospitalares, centros comunitários, consultórios, em equipes multidisciplinares, em relação à inserção cada vez maior de pessoas identificadas e declaradas com deficiência.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Barbara Carvalho – Estagiária de Jornalismo
Edição: Mauri König
Créditos do Fotógrafo: Pixabay e Barbara Carvalho - Estagiária de Jornalismo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *