QUALIFICAÇÃO

Nauroski, um senhor doutor na banca de avaliadores do MEC

De acordo com o último levantamento do Censo da Educação Superior, em 2016 o Brasil tinha cerca de 8 milhões de estudantes matriculados na graduação. Em um país com mais de 200 milhões de habitantes, esse número não é lá muito promissor. A Uninter vem se aperfeiçoando para melhorar esse desempenho do país facilitando o acesso à educação superior com um ensino de qualidade. Reconhecida pelo MEC, e com cursos que alcançam as melhores notas em diversas modalidades, é uma instituição que se preocupa em inserir a maior quantidade de estudantes no ensino superior.

Além de um corpo docente qualificado, a Uninter agora conta com professores que fazem parte do Banco de Avaliadores (BASis) do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), como o coordenador do curso de Sociologia, professor-doutor Everson Nauroski. Depois do doutorado, é possível fazer o cadastro do currículo Lattes no banco de dados, para se tornar um avaliador do MEC. Após ter sido selecionado, ele passou por um curso de qualificação, em que foi aprovado. E aí, recebeu a designação oficial para a função.

É preciso ter disponível algumas datas durante o ano, para que ele vá até as instituições que solicitam o credenciamento junto ao MEC. Essas visitas, que são sempre feitas por avaliadores não pertencentes à mesma região onde trabalham, são solicitadas também para o reconhecimento de cursos novos que estejam com, no mínimo, 50% da carga horária em funcionamento. São analisados fatores como condições de infraestrutura, qualidade da biblioteca, qualificação do corpo docente, entre outros. Primeiro acontece o processo de credenciamento, e depois a autorização para a oferta dos cursos.

Everson, que está animado e orgulhoso com a futura tarefa, fala da importância do apoio que recebe da instituição para executar esse trabalho. “Percebi que há interesse da instituição de ter, no corpo docente, avaliadores do MEC. Porque essa experiência serve para ajudar a própria instituição. Saber procedimentos, cuidados, documentos, e tudo o que é preciso para esse momento de avaliação. Então, eu me senti incentivado, porque vou ter que me ausentar do meu trabalho, mas a Uninter me permite isso”, conta.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Jaqueline Deina - Estagiária de Jornalismo
Edição: Mauri König
Créditos do Fotógrafo: Jaqueline Deina - Estagiária de Jornalismo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *