Responsabilidade Social Universitária busca promover a cultura de solidariedade

Autor: Nayara Rosolen - jornalista

Com mais de 400 mil estudantes ativos, a Uninter carrega a missão não só de formar os futuros profissionais do país, mas também de inserir nesta formação a responsabilidade social e a cultura de solidariedade para a construção de cidadãos que irão atuar para uma sociedade mais justa e consciente de seu papel com o coletivo.

Pensando nisso é que foi desenvolvido o Prêmio de Responsabilidade Social Uninter (RSU). É por meio dele que o Instituto IBGPEX, braço de responsabilidade social da Uninter, em parceria com a Escola de Polos Uninter, mobiliza os mais de 700 polos e as escolas superiores da instituição, em prol de ações não somente assistencialistas, mas que utilizam a profissão dos alunos de forma estratégica para contribuir com a solução de problemas sociais.

A gestora da Escola de Polos, Francieli Castro, explica que o setor é constituído como núcleo de formação acadêmica, tanto para a capacitação institucional interna quanto para a formação continuada dos profissionais dos polos. Além da colaboração na comunicação de promoção de eventos, participação e incentivo a projetos ligados à academia.

Francieli conta que a RSU foi pensada como um projeto que pudesse ser inserido de forma que os polos tivessem condições físicas estruturadas e de recursos humanos para incentivarem as ações por meio dos alunos, a princípio. Depois então, incluindo as escolas superiores por intermédio dos professores nas disciplinas. “Virou um projeto gigante e tão bonito”, comenta.

Gerente de projetos sociais do IBGPEX, Rosemary Suzuki acredita no pensamento de Cora Coralina em que “bondade também se aprende” e que, por isso, é possível “ensinar, de certa forma, pelos menos as ferramentas para que a gente consiga ser cidadãos melhores”.

“A responsabilidade social universitária é um projeto caríssimo para nós, no qual levamos a cultura da responsabilidade social, da solidariedade, da doação. Sendo mais de 700 polos, falamos para o Brasil inteiro, isso é muito legal. (…) Acredito que, enquanto instituição de ensino, temos a obrigação de falar sobre solidariedade para essas pessoas. É uma responsabilidade nossa enquanto instituição que educa e ensina”, complementa Rosemary.

Além dos polos em solo brasileiro, Francieli lembra que a Uninter também está presente nos Estados Unidos, na Europa e na Ásia, levando a cultura de solidariedade também para outros continentes. A gestora ainda salienta a importância que estas ações possuem para as avaliações institucionais de curso e também para o recredenciamento do centro universitário pelo MEC.

No último ciclo, composto por projetos realizados em 2021, quase 640 ações foram inscritas, mostrando que nem mesmo a pandemia foi capaz de paralisar as pessoas, apesar do grande desafio. Confira o resultado de escolas superiores e polos clicando aqui e aqui.

As inscrições para o Prêmio RSU 2022 já estão abertas. Saiba mais nesta matéria realizada pela CNU e acesse o site.

As profissionais debateram sobre Responsabilidade Social Universitária no programa Impacto e Propósito, apresentado pela analista de marketing do IBGPEX Poliana Almeida e transmitido pela Rádio Uninter. Confira na íntegra, neste link.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Nayara Rosolen - jornalista
Edição: Larissa Drabeski


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *