Renault vai apoiar projetos de mobilidade e conectividade

Camila Toledo – Estagiária de Jornalismo

Começam no próximo dia 1º e seguem até o dia 12 de dezembro as inscrições para o concurso Renault Experience de 2017, que vai ajudar a colocar em prática as melhores ideias em mobilidade e conectividade apresentadas por estudantes universitários de todo o país. Na edição do ano passado foram apresentados 445 projetos realizados por 1.500 alunos de 82 instituições de ensino superior de 12 estados.

A diretora do Instituto Renault, Silvia Barcik, explica que o tema da edição anterior será mantido neste ano por se tratar de um assunto atual e de bastante impacto na sociedade. “Mobilidade e conectividade é um tema muito atual e apresenta possibilidades e soluções para a nossa sociedade. A Renault é uma montadora de carros e os carros estão nas ruas, congestionando e poluindo. Então, como fazemos parte do problema, também queremos fazer parte da solução”, diz.

O programa tem alcance nacional, com o objetivo de incentivar o aluno a inovar e a empreender. Quem já participou do projeto Renault Experience pode participar novamente. “Os alunos que já participaram não terão que fazer todos os procedimentos, mas terão que mostrar que já os sabem”, explica Silvia. Na edição anterior, uma das semifinalistas foi a equipe Odisseia, formada por alunos de Administração e Análise e Desenvolvimento de Sistema da Uninter.

Para o coordenador de Operações semipresencial da Uninter, Elizeu Barroso Alves, os alunos terão uma oportunidade única para ampliar os conhecimentos e as experiências. “É um momento ímpar, pois eles conseguem ampliar, praticar e desenvolver as competências e habilidades de sua formação”, destaca. “A Uninter tem sido pioneira em despertar nos alunos a participação nesses projetos”, diz.

O programa Renault Experience tem três fases. A primeira, a Ideathon, se dará através de um processo opcional de descoberta de ideias, criação e prototipagem de baixa fidelidade com o objetivo de encontrar desafios ou oportunidades relacionadas ao assunto mobilidade ou através da inscrição do projeto conforme as regras desta fase.

A segunda fase da promoção, a Business Lab, que terá início em 26 de fevereiro de 2018, ajudará 30 bons projetos, selecionados por comissão julgadora, a encontrarem um modelo de negócio sustentável com o objetivo de colocá-los no mercado através de apoio e orientação de mentores com experiência de mercado. Até o dia 18 de maio de 2018 serão escolhidos os três vencedores, e cada um receberá R$ 30 mil em prêmio.

A terceira fase, Aceleradora Renault Experience, ocorrerá com a seleção dos três melhores projetos. Nessa etapa, as três equipes serão convidadas a ir a Curitiba, em previsão até 8 de agosto de 2018, para participar de reuniões de trabalho e aperfeiçoamento de conhecimento através de mentorias de executivos da Renault e outras entidades a serem escolhidas e definidas, como por exemplo, Sebrae, Federação das Indústrias, professores de instituições de ensino superior, entre outras similares.

Poderão participar da promoção alunos regularmente matriculados no ato de inscrição e que estejam cursando qualquer nível de graduação em nível de tecnólogo ou em nível superior ou de pós-graduação (inclui, especialização, mestrado, doutorado ou pós-doutorado) de qualquer matéria ou instituição de ensino superior do país. Nos grupos que serão formados será permitida a participação de um aluno que venha de outra instituição ou sem vínculo algum com qualquer instituição.

Para saber mais clique aqui.

Edição: Mauri König

Incorporar HTML não disponível.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *