ASSISTÊNCIA

Quando a solidariedade transborda da sala de aula para as ruas

Ser um agente de transformação vai muito além de um belo nome. Ações que fazem bem ao próximo podem ser uma das atividades mais enriquecedoras para quem vê nisso um crescimento pessoal. Mesmo que essas ações não sejam capazes de mudar um problema conjuntural, podem levar um pouco de amor e conforto para aqueles que vivem em situações degradantes e à margem dos seus direitos.

Formar profissionais para atuar em comunidades e que também possam trabalhar em assessorias e em pesquisas teológicas-pastorais são algumas das funções do curso de bacharelado em Teologia da Uninter. E mesmo antes da formação, essas especificações começam a modificar e incentivar os alunos a realizar ações inclusive fora do horário de aula.

O polo de apoio presencial da Uninter em Araucária, na Região Metropolitana de Curitiba, é um exemplo de como se pode aplicar a teoria à prática. A aluna Graziele Von Dentz Rodrigues Dias, caloura de Teologia, tem vivido a experiência de incorporar o conteúdo aprendido no curso em ação com foco nas pessoas em situação de rua, com a distribuição de alimentos. “Alguns irmãos nunca haviam realizado essa forma de trabalho, então decidi motivar essa comunidade cristã para exercitar a sua fé através da prática que o curso de Teologia da Uninter proporciona”, diz.

A resposta foi muito positiva. O trabalho acadêmico gerou comoção e se estenderá como prática em uma das comunidades da cidade. De acordo com o tutor Vilmar de Paula, trabalhos acadêmicos como esse são capazes de transformar vidas. “A proposta motivou não somente a aluna como também toda a comunidade cristã a um olhar de fraternidade e compaixão aos moradores de rua. Experiências acadêmicas que permitem ao aluno vivenciar a teoria devem ser sempre compartilhadas”, relata Vilmar.

 

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Barbara Carvalho – Estagiária de Jornalismo
Edição: Mauri König
Créditos do Fotógrafo: Polo de Araucária

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *