Projeto de rádio escolar vira dissertação de mestrado

Autor: Gabriel Prado - Estagiário de Jornalismo

Idiana Faversani Delanhese teve sua dissertação aprovada no Mestrado em Educação e Novas Tecnologias da Uninter, no último dia 10.02.2020, no campus Tiradentes, em Curitiba (PR). Graduada em pedagogia, Idiana desenvolveu uma pesquisa sobre o uso do rádio como ferramenta para o letramento. O título de sua dissertação foi “A rádio escolar como possibilidade pedagógica para o 5° ano do ensino fundamental I”.

Idiana trabalha há 14 anos na educação básica, como professora da rede municipal de Curitiba. Foi justamente a realidade de sala de aula que lhe serviu de inspiração para o mestrado. “Durante esses anos percebi a dificuldade dos meus alunos na leitura, na oralidade e na escrita. Me deparando com a fragilidade dos estudantes, coloquei em prática o projeto da rádio escolar”, explica.

Após 5 anos de atividades, Idiana percebeu que a rádio trazia benefícios pedagógicos muito significativos para os estudantes, e resolveu trazer essa experiência para o âmbito da pesquisa no mestrado.

Durante sua defesa, ela falou sobre as atividades propostas aos alunos. “Elas visam um ensino mais aprofundado, com estudos radiofônicos para a definição da programação, abordando diversos gêneros: jornalístico, publicitário, entretenimento, serviço e educativo-cultural”.

“A Idiana já trabalhava há alguns anos de forma empírica com a rádio escolar. Porém, ela decidiu reaprender de forma cientifica. Através da pesquisa ela percebeu que a questão envolve diversos outros aspectos, o que a levou a tirar novas conclusões de sua pesquisa”, diz o orientador do mestrado, Rodrigo Otavio dos Santos.

Sobre os frutos de seu trabalho, Idiana comenta: “A perspectiva é que melhore o processo de alfabetização dos estudantes, para que saibam o que estão lendo, escrevendo, e assim possamos formar crianças mais críticas”, conclui a nova mestre.

 

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Gabriel Prado - Estagiário de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Gabriel Prado - Estagiário de Jornalismo


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *