“Por dentro do turismo” lança um olhar peculiar sobre a atividade turística

Autor: Juliane Lima - Estagiária de Jornalismo

Quando ouvimos falar de turismo, logo pensamos em viagens a lugares paradisíacos e praias cristalinas. Mas o programa Por dentro do turismo, da Rádio Uninter, fala sobre outros nichos de mercado que o turismo pode oferecer para quem é amante de novas experiências, tanto para consumidores quanto para profissionais da área.

As professoras da Uninter Grazielle Ueno Maccoppi e Karen Sturzenegger, do curso de Turismo, apresentam o programa, que estreou no dia 17 de novembro de 2019 na grade da rádio, e vai ao ar todas as quartas-feiras às 10h30, com reprise nas quintas-feiras às 20h00.

Logo na primeira edição, as apresentadoras abordaram o tema “Turismo sustentável”. Elas debateram sobre como o turismo pode estar relacionado aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável traçados pela Agenda 2030 da ONU. Segundo Grazielle, foi elaborado um documento para a atividade turística em nível mundial, em sintonia com todos esses objetivos.

As professoras também comentaram sobre o comportamento do turista no ambiente em que ele está visitando, e como ele impacta na preservação daquele espaço.

“Quando falamos em turismo, logo as pessoas pensam na ideia de viajar, na sensação humana e egoísta da sua prática de turismo. Mas é importante desmistificar a atividade turística, e olhar o turismo enquanto fonte de desenvolvimento, renda, avanço social, cultural e econômico”, fala Grazielle.

No segundo episódio, as apresentadoras abordaram o conceito de “Slow Tourism”, um movimento que contesta os pacotões de viagem frequentemente oferecidos nas agências. Essas programações já vêm com muitas atividades inclusas e todas precisam ser realizadas em um curto período de tempo, o que não permite ao visitante uma experiência mais enriquecedora.

No terceiro programa, a professora Karen falou sobre sua experiência particular com o turismo religioso, e explicou que o ramo é um marco na evolução histórica do turismo. O cristianismo, em primeiro lugar, movimentou muito a migração das civilizações humanas, e hoje não apenas a fé cristã, mas muitas outras religiões atraem visitantes de todas as partes do mundo. Sturzenegger foi à Roma e contou como se planejou, além de dar dicas de como se programar para viagens como essa.

O programa já conta com 14 episódios gravados, que ainda falam sobre voluntariado, marketing digital, empreendedorismo e diversos temas que envolvem o mercado turístico. Para ouvi-los, acesse o site da Rádio Uninter.

 

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Juliane Lima - Estagiária de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Arquivo CNU


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *