Programa de rádio explica as novas tecnologias

Autor: Renan Vasconcelos - Estagiário de Jornalismo

Professores dos cursos de pós-graduação em Engenharia da Uninter, Marcelo Paranhos, Gabriel Vergara, Julio Cesar Nitsch e Alexandre Andrade apresentam na Rádio Uninter o programa Mundo Ciência e Tecnologia. O objetivo central é explicar as diversas inovações tecnológicas recentes e alguns termos que podem confundir o público leigo. O programa tem duração de 1 hora e é dividido em dois blocos.

No programa de estreia, Marcelo Paranhos convidou Luís Guilherme Dias e Adriano dos Santos, fundadores da empresa NextCam, para conversar sobre inteligência artificial, visão computacional e seu uso na construção civil para evitar acidentes de trabalho. Na segunda parte do programa, Marcelo debateu com os professores Marcos Proença e João de Melo sobre o grafeno e suas peculiaridades quando comparado a outros materiais.

No segundo programa, Julio Cesar Nitsch entrevistou o professor Alexandre Pires. Eles discutiram sobre energia eólica, seu desenvolvimento nos últimos anos, história das usinas no Brasil e no mundo. No bloco seguinte, os professores falaram sobre os drones e o crescimento de sua utilização em diversos setores da indústria.

Na terceira edição, Alexandre Andrade conversou com o professor Sergio Zagonel sobre projetos de fábrica e as soluções para a indústria 4.0. De acordo com Zagonel, através desses projetos a empresa consegue modernizar os seus processos conseguindo maior eficiência e melhores produtos. No segundo bloco, os professores abordaram o tema das novas tecnologias, a conectividade e as habilidades necessárias para o futuro.

Em outro episódio do programa, Gabriel Vergara entrevistou o professor Rafael Bispo, que falou sobre realidade virtual, explicando seus usos atualmente e projetando cenários para o futuro. Seguindo a mesma temática, no segundo bloco foram abordadas as tendências para 2020 e o que significa o termo “quiet bliss”.

No quinto programa, Marcelo Paranhos convidou Carlos Cunha, um dos criadores da startup Senscar, e o professor Elizeu Alves para conversarem sobre o uso da tecnologia no trânsito para auxiliar a mobilidade e evitar acidentes.

Mundo Ciência & Tecnologia vai ao ar semanalmente nas quartas-feiras das 15 às 16h, no site da Rádio Uninter. Todos os programas foram convertidos em podcast e você pode ouvir quando e onde quiser acessando o site da emissora.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Renan Vasconcelos - Estagiário de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Evandro Tosin - Estudante de Jornalismo


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *