Com a missão de medir para melhorar, CPA da Uninter empossa novos membros

Autor: Bárbara Possiede - Estagiária de Jornalismo

“Aquilo que não se pode medir, não se pode melhorar”. A frase é do físico irlandês William Thomson e, apesar de datar do século 19, permanece atual. É por meio de registros e avaliações do trabalho que vem sendo desempenhado que providências podem ser tomadas para que ele seja melhorado. Por isso a importância das autoavaliações institucionais realizadas pela Uninter.

A responsável por coordenar, supervisionar e apoiar as diferentes etapas dessas avaliações da instituição é a Comissão Própria de Avaliação (CPA). Através do acompanhamento dos resultados das pesquisas, a CPA colabora para a mudança ou manutenção de práticas e posturas profissionais, realçando sempre a excelência educacional.

A comissão realizou no dia 27.02.2020 a primeira reunião do ano.  O encontro, conduzido pelo presidente da CPA, Hélio Rubens Godoy Lechinewski, no campus Divina Providência, em Curitiba (PR), teve como objetivo nomear novos representantes, apresentar dados da CPA em 2019, bem como o cronograma dos processos avaliativos de 2020.

Ao todo, oito novos membros tomaram posse na 51ª reunião ordinária da CPA. Dentre eles, cinco representantes dos professores, quatro vinculados às escolas superiores dos cursos de graduação, um docente da Unintertech, dois representantes do corpo técnico-administrativo e um representante dos egressos. Confira no quadro os novos representantes:

“Para a seleção de cada segmento é adotado um procedimento diferenciado. O presidente é designado pela Reitoria da instituição, os docentes são escolhidos mediante eleição entre os professores das escolas superiores, pós-graduação e UninterTech. Os técnicos-administrativos, os discentes e os egressos são escolhidos por meio de um processo de seleção, mediante candidatura e entrevista”, explica Hélio.

Além de participarem das reuniões ordinárias mensais e de reuniões com representantes do Ministério da Educação (MEC) e Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa (INEP), quando acontecem processos de avaliações externas com visitas in loco, os membros da CPA atuam como um elo entre a comissão e o segmento que representam.

Os novos integrantes se somam a mais 15 participantes para compor a comissão no ano de 2020. A CPA se prepara para realizar 39 processos de avaliação interna no decorrer deste ano, assim como outros processos de avaliação externa. A primeira avaliação externa já agendada será do curso de bacharelado em Publicidade e Propaganda na modalidade a distância, que deve ocorrer no dia 18 de março.

Para saber mais sobre a Comissão Própria de Avaliação da Uninter acesse o link.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Bárbara Possiede - Estagiária de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Ariadne Körber - Estagiária de Jornalismo


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *