Programa de Monitoria direciona estudantes para carreiras de sucesso

Autor: Nayara Rosolen - Jornalista

Com o intuito de proporcionar a prática profissional de orientação de carreira aos estudantes e auxiliar aqueles que irão ingressar no mercado de trabalho ou buscam uma transição profissional, a Central de Carreiras Uninter em parceria com os cursos de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos e Tecnologia em Coaching e Desenvolvimento Humano, desenvolveram o Programa de Monitoria do Núcleo de Desenvolvimento de Carreira.

O programa acontece por meio da metodologia da ferramenta Business Model You (BMY), que promove a oportunidade de autoconhecimento e autorreflexão da vida pessoal e profissional. A partir dela, é possível construir um plano de ação efetivo de direcionamento da carreira, alinhado aos próprios sonhos e objetivos. Cientificamente comprovada, a metodologia é utilizada e validada por pesquisadores e consultorias em mais de 140 países.

“As pessoas a cada dia tentam buscar uma qualificação melhor para o mercado de trabalho e, com isso, se agarram naquilo que o mercado oferece. Hoje a Uninter oferece esse diferencial, porque não estamos só preocupados com o ato da matrícula, mas em como vamos entregar esse aluno para o mercado de trabalho (…) Carreira qualquer um faz a sua, mas fazer dela a melhor carreira é formação continuada. Isso só se dá com estudo, com aprendizado, agregando valores. Nós aqui agregamos conhecimento, isso é processo compartilhado e não tem como ser diferente”, afirma o coordenador da Central de Carreiras, Sidney Lara.

O projeto é desenvolvido em duas etapas. Primeiro, apenas estudantes das graduações de Gestão de Recursos Humanos e Coaching e Desenvolvimento Humano que se interessam em replicar a ferramenta BMY, participam de um treinamento em dez encontros com a professora coordenadora, Carla Souza, e com o professor Fernando Mesadri.

Ao final, aqueles que mais se encaixarem no perfil de replicadores, são selecionados e recrutados para monitorar outros estudantes em turmas separadas. Os estudantes atuam de forma voluntária e precisam ter cursado pelo menos um ano de uma das duas graduações. Os voluntários firmam um contrato de seis meses com a instituição e, durante o período, podem realizar monitorias de até três turmas cada um.

No segundo momento do programa, estudantes de todas as graduações da Uninter, vinculados a qualquer polo de apoio presencial da instituição, podem se inscrever para serem monitorados. Cada replicador, trabalha com uma turma de dez estudantes durante dez encontros, duas vezes por semana. Todo o projeto acontece de forma virtual, contemplando os estudantes da educação à distância (EAD).

“Uma das premissas desse projeto é atender à comunidade Uninter, oportunizando um serviço que no mercado é altamente elitizado e de custo elevado, possibilitando que os estudantes façam seu planejamento de carreira, auxiliando-os para que tomem decisões mais assertivas para realização pessoal e profissional”, salienta a coordenadora Carla.

O primeiro treinamento para replicadores da ferramenta aconteceu entre novembro e dezembro de 2022, e as primeiras duas turmas de monitorados foram finalizadas no dia 05 de abril de 2023. Mais de 2.340 estudantes se inscreveram para as 20 vagas disponíveis.

Fernando pontua que, normalmente, os profissionais não imaginam o quanto têm de capacidade e, a partir da ferramenta, é possível que isso seja identificado, acrescentando não só para a vida e o autoconhecimento, mas também para o currículo. “Eu me defronto com as minhas deficiências, aí eu posso trabalhá-las e aprimorá-las. Assim como eu também me defronto com os meus potenciais”, complementa.

“Foi para eles, uma nova descoberta, o que se estendeu para a questão pessoal. Percebemos um aumento de autoestima, porque até pelo período que estamos vivendo, as pessoas estão muito desesperançosas, precisando ser ouvidas para poder seguir em frente e levar uma carreira (…) as nossas expectativas agora com a segunda turma é que seja melhor, queremos garantir uma excelência”, conclui o professor.

Replicadoras de conhecimento e desenvolvimento

Daniela Szabo Macri tem 41 anos de idade e está no terceiro período do curso de Coaching e Desenvolvimento Humano. Jucilene Mansano, de 40 anos, é colega de curso de Daniela e, ao mesmo tempo, também cursa o último ano de Gestão de Recursos Humanos. Ambas entraram para o treinamento de BMY em novembro do ano passado e foram selecionadas para replicar a ferramenta para as duas turmas de monitorados, finalizadas no início deste mês.

Jucilene atualmente trabalha na empresa Sportextil Industrial Ltda, como gerente administrativa, e tem planos futuros de atuar com desenvolvimento de pessoas. Por isso, viu no projeto a oportunidade de ampliar a experiência com pessoas, desenvolvendo as capacidades e habilidades de cada um.

“Me trouxe muito crescimento, reforçou minha autoconfiança e trabalhou muito a minha autorresponsabilidade. Ser agente de mudança na vida dos alunos, trazer a eles palavras assertivas, encorajamento e motivá-los, só reforçou em mim que estou no caminho certo (…) na minha vida pessoal, aprendi a ter um olhar para mim de dentro pra fora, entendi que posso ser melhor a cada dia, mas tudo depende do meu próprio autoconhecimento. Na minha vida profissional, me trouxe mais clareza de entender quem eu sou, hoje consigo compreender melhor como cada colaborador desenvolve suas habilidades. Aprendi a ter um olhar diferente para as pessoas, compreender que cada ser humano é único”, declara.

Já Daniela, trabalhou por 12 anos consecutivos na área de recursos humanos, passando por algumas empresas entre 2004 e 2016, quando integrou o quadro societário da Mundo Melhor Ambiental, comandando a administração e operações da empresa que vem ganhando espaço no mercado de coleta, beneficiamento e destinação de resíduos industriais não perigosos. Desde 2019, concilia o trabalho com a prestação de serviços para a Marjan Corretora, no atendimento às empresas e recursos humanos, no desenvolvimento de vendas e treinamentos.

A estudante ficou “encantada e bastante motivada” com o treinamento BMY, pois percebeu uma oportunidade de vivenciar as práticas do que tem estudado no meu curso. Além de poder exercitar a oratória, a escuta ativa e de compartilhar conhecimentos grandioso com pessoas que estão buscando se conhecer, ainda pôde trazer mais desenvolvimento para a própria carreira.

“Essa primeira turma realmente foi um marco em minha trajetória. O desafio de me expor para pessoas que até então eu não conhecida, ávidas por conhecimento, cada um com suas necessidades e projetos. Confesso que no início deu muito frio na barriga, pois sou muito crítica comigo mesma e me questionava se eu conseguiria alcançar o objetivo do programa. Foi muito desafiador, mas também muito satisfatório, de grande aprendizado e, com certeza, me sinto com uma bagagem mais estruturada para seguir com as turmas seguintes. Me mostrou que sou capaz, que devo e posso confiar mais em mim e no meu potencial. Que devo me valorizar e que posso impactar a vida das pessoas positivamente”, certifica Daniela.

Cássia Ferreira, coordenadora de projetos especiais da Central de Carreira, revela que terão mais quatro turmas de monitorados até agosto de 2023, sendo que duas delas já iniciam em 24 de abril. “Em paralelo, abriremos em maio um novo edital para capacitar alunos dos cursos de RH e Coaching para se tornarem monitores e replicadores da ferramenta BMY. Assim, conseguiremos abrir mais turma simultâneas e atender o maior número de alunos possível”, conta.

Aprimoramento e transição profissional

Aos 37 anos, Nilziano Santos está cursando o ensino superior pela primeira vez. No quinto período de Nutrição, é vinculado ao polo Santa Maria da Uninter, no Distrito Federal. O estudante sempre participa de eventos de extensão proporcionados pela instituição e decidiu se inscrever para o Programa de Monitoria, à princípio, pela oportunidade se capacitar na área de coach e foi monitorado por Jucilene. Hoje atua de forma autônoma na “prestação de serviços de designer, consultoria e monitoria de coach em gestão de tempo com a técnica pomodoro”.

“Gosto muito das iniciativas da Uninter em promover aos alunos a experiência além da graduação (…) Foram maravilhosos os dias de treinamentos e encontros. Foi um divisor de águas, poder perceber o quanto a técnica BMY contribui para compreender melhor as minhas capacidades, minha relação comigo mesmo e o quanto posso ainda evoluir em minhas metas e habilidades”, afirma o estudante.

Marcela Lira tem a primeira formação em Administração, que realizou há 12 anos. Atualmente trabalha no cargo de analista financeira, mas decidiu realizar o sonho de atuar no Design Gráfico e ingressou na faculdade vinculado ao polo da Uninter em Recife (PE). Com o desejo da transição profissional, também ingressou no projeto como monitorada de Daniela.

“O conteúdo me seduziu, eu realmente estava em busca de certezas. Estou em transição de carreira e, às vezes, alguns limitantes mentais fazem com que você fique apreensiva. Foi quando vi a programação e achei que isso poderia me ajudar a ter um plano e evoluir. Foi extremamente gratificante, as ferramentas vou levar para a vida toda. A partir do grupo vi a possibilidade de execução de algumas ideias e especialmente firmar algumas parcerias”, garante Marcela.

O projeto foi lançado durante o programa Momento de Carreira, transmitido pela Rádio Uninter no dia 15 de fevereiro de 2023. Apresentada por Sidney, a edição contou com a participação dos professores Carla e Fernando, que falam mais sobre a criação e desenvolvimento. Confira na íntegra.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Nayara Rosolen - Jornalista
Edição: Larissa Drabeski
Créditos do Fotógrafo: Reprodução do Youtube e arquivo pessoal


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *