Professores são homenageados no projeto Professor Inclusivo

Miriã Calistro – Estagiária Jornalismo

Imagine uma sala de aula com 40 alunos. Entre os estudantes, dois possuem problemas auditivos e outros três problemas visuais, em que exigindo um tratamento diferenciado, acaba por tonar a profissão de educador um verdadeiro desafio. Assim, ele precisa encontrar na inclusão educacional e nas melhorias com acessibilidade, um meio para melhor atender as pessoas com as mais diversas limitações físicas e mentais.

Desse modo, com o objetivo de avaliar e premiar os professores que conseguem promover em sala de aula a acessibilidade e a inclusão educacional, o Serviço de Inclusão e Atendimento aos Alunos com Necessidades Educacionais Especiais (SIANEE), do Centro Universitário Internacional UNINTER, promoveu o concurso Professor Inclusivo.

Leomar Zuravski, coordenadora do SIANEE e idealizadora do projeto, explica que os docentes homenageados no concurso foram escolhidos, por meio de votação, pelos estudantes com necessidades especiais da UNINTER.  ‘’Ninguém melhor para avaliar os professores do que os próprios alunos. Por isso, cada um pôde dar uma nota nos quesitos relacionados à inclusão social e à acessibilidade, assim, os educadores com as maiores notas foram os ganhadores do concurso’’, diz.

Um dos vencedores, professor inclusivo Fernando Mesadri, do curso de Administração da UNINTER, conta que ficou honrado por ter sido selecionado. ‘’Eu fiquei por um tempo pensando nas motivações que levaram os alunos a me escolherem e acredito que foi pela maneira com a qual eu busco respeitar eles, tratando todos como iguais, fazendo com que sempre participem das minhas aulas’’, conta.

Assim como Mesadri, o professor Daniel Cavagnari, também foi premiado nesse projeto. Ele conta ter ficado contente por ter sido escolhido para ser homenageado. ‘’É uma honra, pois eu não imaginava que entre tantos profissionais competentes, eu pudesse ser premiado e escolhido pelos próprios alunos como o professor que lhes representa. Acredito que a maneira com que busco tratar todos como iguais foi fundamental para a escolha’’, finaliza.

Edição: Andressa da Rosa

 

Incorporar HTML não disponível.


1 thought on “Professores são homenageados no projeto Professor Inclusivo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *