Aula inaugural de Gestão em Radiodifusão debate as tendências do rádio

Alice Gonçalves – Estagiária de Jornalismo

O rádio vai morrer! Foi essa a afirmação mais discutida com a chegada da televisão mas, no entanto, sobreviveu. Com o desenvolvimento da internet, novamente o falecimento do rádio parecia óbvio, porém eis que o mercado da radiodifusão aproveitou o novo momento: da convergência para se reinventar. “Deixar de existir? Jamais!” É o que afirmou Teresa Azevedo, diretora de comunicação da Associação Brasileira das Emissoras de Rádio e TV (ABERT) durante a aula inaugural do curso de pós-graduação em Gestão em Radiodifusão, realizada na última segunda-feira (26), em Curitiba (PR).

Tendências no mercado da radiodifusão e na área tecnológica foram temas em debate, durante os três blocos da primeira aula do curso. Abrindo a atividade, uma mesa redonda com os representantes das entidades parceiras: Mônica Pereira (vice-presidente da FENAERT), Fernando Morgado (consultor e representante da FENAERT), Teresa Azevedo (diretora de comunicação da ABERT) e Ticiane Bronze (diretora da AERP).

No segundo bloco, o palestrante Antônio Rosa Neto abordou as mudanças do rádio, a importância da publicidade sonora, as novas tecnologias para se ouvir rádio e a relação desse meio com as mídias sociais. E, para finalizar, houve um debate entre o coordenador do curso de Jornalismo, Guilherme Carvalho, e os convidados Antônio Neto, Fernando Morgado, Erike Feitosa e Martina Kloss.

Mônica Pereira, vice-presidente da FENAERT, explica que as mudanças da tecnologia tendem a fazer com que o rádio se reinvente, ainda mais, para alcançar novos nichos, o que, segundo ela, é muito positivo para o mercado da radiodifusão no Brasil. Ela ainda alerta sobre a necessidade de os novos profissionais do estarem abertos para mudanças, tendo a plena noção da essencialidade da capacitação. “O que esperamos dos profissionais de rádio é que sejam cada vez mais multifuncionais, ou seja, mais completos profissionalmente”, diz.

“O mercado da radiodifusão emprega em média 800 mil trabalhadores”, diz Teresa. Ela afirma que o curso à distância é a oportunidade para que profissionais de todos os estados do país possam se capacitar.

Envolvidos com um único objetivo: a melhoria da comunicação no Brasil, estiveram presentes, na unidade das Araucárias da Uninter, outros nomes como: Márcio Villela (Secretário de Estado da Comunicação Social), João Garcia (Radiodifusor), Walrides Brevilheri (Assessor da Uninter), Alfredo Pires (Diretor comercial da Uninter), Benhur Gaio (Reitor da Uninter) e Elton Sheneider (Diretor da Escola de Negócios da Uninter).

Curso

O curso, inédito no Brasil, é realizado na modalidade de ensino a distância, sendo resultado da parceria entre o Grupo UNINTER, a Federação Nacional das Empresas de Rádio e Televisão (FENAERT), Associação Brasileira das Emissoras de Rádio e TV (ABERT) e Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná (AERP).

Edição: Andressa Rosa

Incorporar HTML não disponível.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *