Professoras ampliam acesso à leitura com contação de histórias no calçadão

Gabriel Bukalowski – Estudante de Jornalismo

Uma iniciativa de duas professoras está levando a leitura de uma forma inusitada aos moradores do município de Sombrio, na região sul de Santa Catarina. Todos os sábados, a coordenadora do polo local da Uninter, Valdete Homem, e a tutora Joseane Medeiros vão até o calçadão do centro da cidade para a “Contação de histórias”, atraindo leitores jovens e adultos.

A proposta tem ganhado cada vez mais público desde abril, depois da realização da segunda edição de outra iniciativa cultural do polo, o “Café com Ideias”. Na época, elas convidaram alguns professores para contar histórias e se vestir de personagens para enfatizar o mês da leitura. Assim nasceu o projeto de ir para as ruas.

As alunas do curso de Pedagogia se juntaram às duas idealizadoras do projeto para contar histórias de temas infantis no calçadão. Elas também criaram outra forma de aproximar o público leitor, que é a doação de livros. Já conseguiram mais de 200 exemplares para repassar a crianças e adultos. “Mais uma vez foi um sucesso”, comemora Valdete.

O projeto está crescendo cada vez mais e expandindo para novos temas. Valdete cogita a compra de um veículo apropriado para levar a proposta às cidades vizinhas. “Pretendemos estender essa ideia ainda em 2017”, diz.

Edição: Mauri König

 

Incorporar HTML não disponível.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *