Professor pesquisa uso do ChatGPT para tradução em Libras

Autor: Rafael Rodrigues - Assessoria de Comunicação - Uninter Juiz de Fora

Como a inteligência artificial pode contribuir para tornar conteúdos mais inclusivos? O tema foi abordado pelo professor da Uninter Armando Kolbe Junior durante o programa “A Hora é Agora”, do polo de Juiz de Fora.  O programa foi apresentado pela gestora Maria Dornellas, com o Jornalista Rafael Rodrigues, sob a produção do Canal10JF. O objetivo foi mostrar como o desenvolvimento científico pode contribuir para a área de tecnologia e também a comunicação, através da ferramenta de Inteligência artificial.

“A comunicação é um pilar essencial para a interação e expressão humanas, mas pessoas com desafios auditivos no Brasil enfrentam barreiras significativas”, afirma o professor Armando. “ A Língua Brasileira de Sinais (Libras), reconhecida oficialmente pela Lei nº 10.436, de 2002, é a principal ferramenta de comunicação para a comunidade surda, embora sua efetiva implementação e tradução automática ainda encontrem obstáculos consideráveis devido à diversidade linguística e cultural do país”, comenta.
A discussão é tema da sua pesquisa em desenvolvimento no doutorado na área de Engenharia e Gestão do Conhecimento na Universidade Federal de Santa Catarina. “Este projeto de tese propõe utilizar a Engenharia do Conhecimento para superar essas barreiras, focando no auxílio da tradução do português para Libras/Glosa (representações escritas dos sinais). O objetivo é pesquisar e identificar soluções eficazes que envolvam tanto agentes humanos quanto não humanos, promovendo inclusão e acessibilidade”, finaliza.
A integração de Inteligência Artificial, especificamente por meio do uso de modelos de linguagem como o ChatGPT, e técnicas de Machine Learning (ML), oferece uma oportunidade única para melhorar a precisão e eficiência dos sistemas que podem auxiliar na tradução de Libras. Estas tecnologias podem ser utilizadas para:
1. Desenvolver Modelos de Tradução Avançados: Utilizar ML para treinar modelos capazes de entender e posteriormente traduzir nuances linguísticas e culturais específicas da Libras, considerando as variações regionais e a complexidade dos sinais.

2. Promover a Interatividade e Aprendizado Personalizado: Empregar o ChatGPT para criar interfaces conversacionais que facilitam o aprendizado de Libras e o acesso a informações em tempo real, oferecendo uma experiência mais natural e interativa para usuários surdos e ouvintes.

3. Automatizar a Geração de Glosa: Utilizar IA para automatizar a geração de glosas, melhorando a eficiência e a acessibilidade da comunicação.
4. Melhorar a Interface Humano-Computador: Aplicar técnicas de ML para desenvolver interfaces de usuário mais intuitivas e acessíveis, que podem interpretar sinais de Libras através de reconhecimento de gestos e expressões faciais.

O projeto visa não apenas abordar os desafios de comunicação enfrentados pela comunidade surda no Brasil, mas também promover uma maior inclusão social e acesso à educação e tecnologia. Por meio da combinação da Engenharia do Conhecimento com IA, ChatGPT e ML, espera-se desenvolver sistemas de tradução mais precisos, acessíveis e sensíveis às necessidades específicas da comunidade surda, contribuindo significativamente para a redução das barreiras de comunicação e promovendo a igualdade de oportunidades.

O programa A Hora é Agora tem como foco a carreira, projetos e desenvolvimento dos convidados. A produção vai ao ar toda quinta-feira, às 11h, ao vivo. Você pode assistir a entrevista na íntegra, clicando aqui.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Rafael Rodrigues - Assessoria de Comunicação - Uninter Juiz de Fora
Edição: Larissa Drabeski
Créditos do Fotógrafo: Reprodução Facebook


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *