Professor lança primeiro livro do país sobre accountability na gestão pública

Autor: Kethlyn Saibert - Estagiária de Jornalismo

O professor Elizeu Barroso Alves, coordenador dos cursos de Gestão Comercial e Varejo Digital da Uninter, está lançando seu quarto livro pela Editora Intersaberes. A obra, intitulada “Accountability e transparência pública: uma proposta para a gestão pública de excelência”, tem como objetivo debater a transparência na administração de órgãos públicos, e incentivar mais participação da população na democracia.

O lançamento oficial será no dia 31.mar.2021. O livro já está disponível em pré-venda, com preço especial, no site da Amazon (compre aqui). Esse é o primeiro livro com temática de accountability voltado para a gestão pública no Brasil.

O termo inglês accountability significa responsabilização e ética na prestação de contas, seja na esfera pública ou privada. A obra se alinha à área de pesquisa do autor. Elizeu estuda  sobre crimes corporativos que ocorrem com o conluio de gestores públicos. Além disso, ele tem uma forte relação com a gestão pública. Em 2009, teve experiência prática com o tema quando foi presidente da Casa do Estudante do Paraná (CEU), e diretor de Moradia da União Paranaense de Estudantes (UPE).

“É um livro de que tenho muito orgulho, o fiz pensando em dois parâmetros: no gestor público e no cidadão comum. O primeiro para uma gestão de excelência, e o segundo para conhecer o seu papel na gestão pública”, destaca. O professor ainda ressalta que a obra pode ser aproveitada também por empresas privadas, pois trata de temas da gestão, com foco na transparência.

De acordo com Elizeu, o livro foi escrito a convite da professora Manon Garcia, coordenadora dos cursos de Gestão Pública e Administração Pública da Uninter. Manon escreveu o prefácio da obra. Segundo ela, o livro tem muito a contribuir para o atual cenário político brasileiro.

“A legislação determina a prestação de contas e a transparência pública, mas a sociedade demanda muito mais do que isso, precisamos de gestores com responsividade no exercício de suas atividades e na tomada de decisão. O conteúdo do livro está excelente, muito bem escrito, demonstra a competência e dedicação do autor”, comenta.

Além desta obra, o professor já publicou outros três livros, todos na área de marketing. Você pode conferir os títulos no site da Editora Intersaberes.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Kethlyn Saibert - Estagiária de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *