Professor do Mestrado em Direito é pesquisador no Instituto Max Planck na Alemanha

O professor Martinho Martins Botelho, do Programa de Mestrado em Direito e do Curso de Graduação em Direito da Uninter, terminou sua terceira estadia como professor-visitante e pesquisador do Instituto Max Planck na cidade de Hamburg, norte da Alemanha.

Em sua passagem por alguns meses na Alemanha, Botelho desenvolveu estudos e pesquisas relacionadas com Direito Econômico, Análise Econômica do Direito, Direito e Finanças (Recht und Finanz), Direito Contábil (Bilanzrecht) e Direito dos Negócios em geral.

A finalidade era avançar algumas pesquisas, ampliar contatos acadêmicos e, essencialmente, avaliar as recentes tendências de pesquisas feitas em entidade referência na área: o Instituto Max Planck para o Direito Internacional Privado.

As pesquisas foram voltadas para as atividades que o professor Botelho vem realizando na Uninter, em grupos de pesquisas e em sala de aula do mestrado e da graduação em Direito.

Para o professor, os resultados dos estudos e pesquisas feitas, a reunião de farto material de investigação, os contatos acadêmicos feitos, entre outros; terão grande impacto na sua agenda de pesquisas e também nas atividades acadêmicas da Uninter. “Os primeiros contatos com o Instituto Max Planck foram feitos no ano de 2021, quando então estive como pesquisador-visitante em plena pandemia da Covid-19. Foi a primeira vez. No início de 2023, estive pela segunda vez no Instituto. Durante o ano de 2023, pude fazendo uma boa estratégia já com experiência das estadias dos outros anos. Desta vez, foi muitíssimo produtivo. Consegui montar uma agenda avançada de pesquisa para mais de década e, quem sabe, para o restante da minha vida acadêmica.”, assevera Botelho.

“Neste ano de 2024, o Instituto Max Planck estava bem diferente. Provavelmente, pelas comemorações dos seus 75 anos de existência”, diz Botelho.

“Certamente, os frutos desta etapa serão consolidados nos projetos e trabalhos que desenvolvo na Uninter”, afirma o professor que faz parte do corpo docente da Uninter desde o ano de 2004, tendo passado por cursos como Administração, Ciências Contábeis, Relações Internacionais, Logística, Comércio Exterior e Direito (graduação em Mestrado Acadêmico).

Sobre o Instituto Max Planck

O Max-Planck-Institut für ausländisches und internacionales Privatrecht faz parte da Sociedade Max Planck para o Progresso da Ciência (Max-Planck-Gesellschaft zur Förderung der Wissenschaften), esta última foi fundada, oficialmente, em 26 de fevereiro 1948 na cidade de Göttingern com base na Sociedade Kaiser Wilhelm (Kaiser-Wilhelm-Gesellschaft).

A Sociedade Kaiser Wilhelm foi fundada em 1911 e sendo dissolvida após a Segunda Guerra Mundial (1939-1945). Retomando as suas atividades após 1945, passou a levar nome do ganhador do Prêmio Nobel em Física, Max Planck, reiniciando as suas atividades até a presente data.

Trata-se de entidade pioneira nas Ciências, fazendo parte da rica história da comunidade científica alemã, contando atualmente com 86 Institutos em variados campos do conhecimento em variadas cidades da Alemanha, e também em alguns países europeus e nos Estados Unidos.

A Sociedade Max Planck conta com 31 vencedores do Prêmio Nobel, sendo uma das organizações líderes em pesquisa no mundo, contando, atualmente, com 86 institutos de reputação internacional e pesquisadores de ponta com orçamento anual de 1,7 bilhão de euros.

Em 2006, foi reconhecida como primeiro lugar no mundo em pesquisa científica em instituições não-universitárias pela Times Higher Education Supplement. Se fosse uma instituição universitária, ficaria atrás apenas da Harvard University nos Estados Unidos, em razão das suas atividades no campo da pesquisa científica e tecnológica.

Incorporar HTML não disponível.
Edição: Larissa Drabeski


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *