Professor desenvolve galeria com imagens de prefeitos de Paranaguá

Autor: Leonardo Tulio Rodrigues - estagiário de jornalismo

Localizada entre a Rua Julia da Costa e a Avenida Gabriel de Lara, no centro histórico da cidade, a Prefeitura de Paranaguá é o sistema nervoso do poder publico local. Muito além de sua imponente estrutura, as dependências do executivo guardam a história de todo o município e daqueles que o comandaram desde a sua criação.

Foi na busca por reavivar essa história que o município promoveu a criação da Galeria de Retratos dos Prefeitos de Paranaguá. Criada pelas mãos do artista e professor da Escola Superior de Educação da Uninter (ESE) André Luiz Pinto dos Santos, as 22 obras em óleo sobre tela em tamanho 80×60 estarão, de hoje em diante, expostas na Sala de Reuniões da Prefeitura da cidade.

Por iniciativa própria e anuência do atual prefeito de Paranaguá, Marcelo Elias Roque, André se tornou o responsável por eternizar na memória da cidade as imagens daqueles que um dia estiveram à frente da administração pública local.

Uma inspiração paranaense

Desde 2003, André tem a forte ligação com a arte de pintar retratos. Começando a estudar pintura muito cedo, no Colégio Estadual do Paraná (CEP), o aluno desenvolveu suas habilidades técnicas e seu senso artístico inspirado em artistas locais. O legado do pintor norueguês radicado no Paraná Alfredo Andersen (1860-1935) foi uma dessas inspirações.

Conhecido como o Pai da Pintura Paranaense, Andersen era considerado um importante retratista do estado, responsável por retratar os barões do mate e a burguesia local em suas telas. Seguindo esse legado, André colabora para manter a tradição do retrato viva na região.

“Senti a responsabilidade e a grandeza do desafio e abracei a oportunidade com humildade e profundo respeito pela tradição artística local. Me inspirei nas conquistas de Andersen, utilizando-as como um farol para me guiar durante o trabalho”.

Em 2021, o acadêmico da Uninter passou a entrar em contato com as Secretarias de Cultura das Prefeituras de cidades próximas a Curitiba, oferecendo seus serviços artísticos. “Na época, consegui falar com a assessora do Secretário de Cultura de Paranaguá, e ela gostou da ideia”, relata.

Inicialmente, André fez o retrato do atual prefeito da Cidade, Marcelo Elias Roque. Satisfeito com a obra, o prefeito fez o convite para que André produzisse uma galeria com imagens de todos os Prefeitos que Paranaguá já teve em sua história. A partir de fotografias em preto e branco, o artista teve que repensar como retratar as autoridades.

“Entendo que a missão seja muito mais do que apenas criar pinturas. É também preservar a memória e a história dos ex-prefeitos de Paranaguá, imortalizando suas contribuições para a cidade por meio de minha arte. Busquei capturar a essência de cada personalidade que governou a cidade, permitindo que suas expressões ganhem vida nas telas”, afirma.

Além de ser responsável pelos quadros oficiais, foi delegada a ele a criação de uma Galeria Itinerária de mesmo tema. Em tamanhos menores e em preto e branco, as imagens dos prefeitos agora também estarão acessíveis aos olhos de estudantes e cidadãos da cidade de Paranaguá. A ideia é que de tempos em tempos, as obras se mudem, e sejam instaladas em diferentes ambientes.

Foram necessários 18 meses para conseguir finalizar o trabalho. As obras compilam todos os prefeitos de Paranaguá eleitos democraticamente pela população, excluindo, assim, os que governaram o município durante a ditadura militar. “Fiquei feliz em saber que a exposição está aberta aos moradores de Paranaguá para que possam testemunhar a junção do passado. Espero que meu trabalho possa servir de um lembrete de que a tradição artística pode ser honrada, respeitada e continuada por meio da dedicação de novos artistas”, ressalta.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Leonardo Tulio Rodrigues - estagiário de jornalismo
Edição: Larissa Drabeski


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *