Produção cervejeira está em alta, e a Uninter tem o curso certo para a área

Autor: Flávio Ducatti - Estagiário de Jornalismo

O mercado de cervejeiro no Brasil está em expansão, sendo o terceiro maior do mundo. Em 2021, o Brasil atingiu a marca de 1.549 cervejarias registradas no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), número 12% maior do que o registrado em 2020. As regiões Sul e Sudeste possuem o maior número de estabelecimentos, registrando 85,8% (1.329 unidades).

“A partir de 2020, todos os estados brasileiros tiveram pelo menos uma empresa registrada no ministério. O Acre não tinha e passou a ter também. Então, o mercado de trabalho é vasto em todo o território brasileiro, porque as pessoas bebem cerveja e a produção tem que estar perto do consumidor”, ressalta a coordenadora do novo curso de tecnologia em Produção de Cerveja da Uninter, Ana Carolina Abrantes.

Existem alguns tipos de cervejas, como cervejaria comercial, caseira e artesanal. A forma de fabricação é a mesma em todas elas, mudando apenas algumas particularidades, controles de processo e matérias-primas.

Matérias-primas utilizadas na produção de cerveja

O preparo da matéria-prima começa com os vegetais cevada, trigo e lúpulo. A cevada é o principal grão e passa pelo processo de malteação, que é a germinação da semente de forma que desenvolva as enzimas nos grãos que serão utilizados no processo de produção. Tal processo é bioquímico, com a conversão do amido para açúcar e dele em álcool por meio da levedura.

Conheça os ingredientes que compõem uma receita tradicional de cerveja:

Malte: um grão, produto da germinação e dessecação da cevada. É o responsável pelas propriedades da cerveja como os visuais, gustativas e olfativas.

Lúpulo: extrato líquido retirado da planta de mesmo nome. Sua função favorece a formação da espuma na cerveja e impede o desenvolvimento dos microrganismos e promove o aroma amargo. Com o aumento da produção de cervejas cresceu a procura pelo lúpulo de qualidade.

Leveduras: micro-organismos do reino fungi, usados com o objetivo de transformar os açúcares presentes na matéria-prima em etanol, dióxido de carbono e outros componentes que caracterizam o aroma e o gosto da cerveja.

Produção de Cerveja foi o tema do programa Sua Carreira no dia 16 de fevereiro de 2023. O programa na integra pode ser conferido clicando neste link.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Flávio Ducatti - Estagiário de Jornalismo
Edição: Arthur Salles - Assistente de Comunicação Acadêmica
Créditos do Fotógrafo: Pexels


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *